Atleta riobonitense vence ultramaratona e garante vaga no Mundial da Itália

Com incríveis 20 horas e 43 minutos, a riobonitense Drica Rosa tornou-se, no último domingo (13), a campeã e recordista do FKT Rio One Hundred Caminho do Imperador. Com o resultado, ela carimbou o passaporte para o One Hundred World Series Brasil 2021 e para o One Hundred World Itália 2021, com direito a alojamento, despesas, acesso à área VIP e viagens, além de equipamento oficial One Hundred.

A prova de 100 milhas (160,94km) teve quatro rodadas, com largada na zona rural de Barra Mansa e chegada na Catedral de Petrópolis. Drica disputou a prova no dia 29 de novembro, baixando em 1h47minutos o antigo recorde da competição que era de 22h30 minutos. Até completar as 100 milhas, sua maior prova tinha sido os 52 km do WTR Serra do Mar, em 2019. A falta de experiência, se comparada a outros atletas que se inscreveram no evento, a fez duvidar inclusive da aprovação de sua inscrição. Mas, com muita força de vontade, sacrifício e fé, Drica escreveu seu nome entre as principais ultramaratonistas do Brasil.

“Eu fiz a prova de coração, tive muito medo de não conseguir. Treinei muito, mesmo sem saber se meu currículo seria aprovado. Só tive a confirmação de que estava selecionada 20 dias antes de correr. Eu sempre corro rezando um terço, até nos treinos. Dessa vez não foi diferente. E foi a corrida da minha vida. Ver outras atletas tentando bater meu tempo nas etapas seguintes foi horrível; eu preferia ter que correr 100 milhas novamente (risos). Haja coração para aguentar ver o pac man correndo atrás da minha fantasminha no GPS”, comentou a atleta sobre a ferramenta que permitiu acompanhar a prova em tempo real, na qual os melhores tempos masculino e feminino eram representados por fantasminhas.

Ao todo, 20 ultramaratonistas – sendo 16 homens e quatro mulheres – desafiaram o relógio e o percurso, que sempre largou em Barra Mansa, passando pelas cidades de Conservatória, Valença, Vassouras, Paty do Alferes e Vale das Princesas, até chegar na Catedral de Petrópolis.