Avião ‘falante’ tira sossego de moradores da Baixada Fluminense, no Rio

A aeronave faz a divulgação do Shopping Nova Iguaçu, mais conhecido como Shopping da Pedreira, além do Supermercado Cristal. Todos os dias, o avião, modelo Cessna 182, sobrevoa a cidade. Os moradores reclamam do desrespeito, por causa do barulho, além do receio de ter uma aeronave sobre o telhado de casa.

O avião faz o sobrevoo com os flaps abaixados, o que contribui para reduzir a velocidade do voo. Mas apesar de nova, está cada vez mais fácil ver esse tipo de propaganda, inclusive nos céus de outros estados do Brasil.

Não há legislação para regular o tema, mas os aviões comerciais precisam estar a 300 m de altura. Para José Luiz Magalhães, membro da Comissão de Direito Aeronáutico da OAB, no Rio, há a necessidade das legislações de tráfico aéreo se atualizarem diante de novas práticas que envolvem aeronaves no Brasil.

Em nota, o Shopping Nova Iguaçu informou que a publicidade feita pelo avião é de responsabilidade da equipe do parque e não tem nenhuma relação direta com o estabelecimento. Já a Super Star Park, informou que utiliza o avião como meio de divulgação e reforça que o sobrevoo tem duração apenas de 1h30, realizado entre 11h30 e 17 horas, respeitando a Lei do Silêncio.

 

 

Fonte: BandNews FM Rio