Cachorro Zé Pereira deve ganhar estátua na Praça Fonseca Portela, no Centro de Rio Bonito

Para quem não é de Rio Bonito, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, ouvir que um cachorro pode ganhar uma estátua na praça central da cidade, pode parecer um tanto estranho, mas se depender dos cerca de 60 mil habitantes do município, o vira-latas Zé Pereira será eternizado na Praça Fonseca Portela, no Centro. Para legitimar a instalação, um grupo está coletando assinaturas que devem ser levadas a Prefeitura e assim homenagear o cão que durante anos morou nos arredores da praça e era muito bem cuidado, principalmente pela jornaleira Terezina Gomes. Ele faleceu de pneumonia no último dia 30 de agosto.

 

Como tudo começou

Assim que o cãozinho partiu, o diretor e fundador do projeto social Lona na Lua, Zeca Novais, escreveu um texto sobre ele e disse que Zé Pereira merecia uma estátua na Praça Fonseca Portela. “Zé Pereira merece uma placa, um busto, uma estátua na Praça Fonseca Portela!”. A postagem do texto no Facebook gerou mais de 600 compartilhamentos quase 900 comentários de pessoas aprovando a ideia.

A partir daí foi dado o pontapé inicial. Foi criada uma petição pública para dar legitimidade ao ato e então solicitar a instalação da estátua junto a Prefeitura. A lista já possui mais de 300 assinaturas e a estátua já foi encomendada para a artista plástica niteroiense Jô Grassini, que também é a responsável pelas estátuas de Angelo Longo e Leir Moraes, fincadas na mesma Praça, que ganhará a escultura do cãozinho.

Para Zeca, Zé Pereira “é um personagem da história da contemporaneidade de Rio Bonito, Zé Pereira marcou uma geração. É um cachorro que a gente vai contar dele para nossos filhos e netos. É um cachorro que conseguiu unir uma cidade”, revela.

 

Repercussão

A morte de Zé Pereira e a notícia da estátua se espalharam e virou assunto até mesmo na Coluna Niterói de Verdade, do jornalista Gilson Monteiro. Em um texto intitulado “Cão mais amado da cidade, Zé Pereira vai ganhar estátua em Rio Bonito (RJ)”, ele conta histórias do cachorro e sobre a homenagem que será feita. De acordo com o jornalista, o secretário de Cultura e Turismo, Janderson Muniz disse que não “existe dispositivo legal para ser destinada verba municipal para a estátua”, mas “o prefeito Leandro Pereira Neto e secretários estão empenhados em ajudar a conseguir recursos para a obra”.

 

Como participar

Quem quiser deixar sua assinatura pedindo a instalação da estátua, basta entrar neste link https://secure.avaaz.org/community_petitions/po/camara_de_vereadores_de_rio_bonito_rj_uma_estatua_para_ze_pereira_1/?cFLYoeb&utm_source=sharetools&utm_medium=copy&utm_campaign=petition-1303846-uma_estatua_para_ze_pereira&utm_term=cFLYoeb%2Bpo

Assim que a Prefeitura autorizar a instalação, o mesmo grupo, formado pela sociedade civil organizada, será aberta uma vaquinha on-line para custear a estátua de Zé Pereira.

 

Lívia Louzada