A Arquidiocese do Rio anunciou nesta sexta-feira (19) que as missas com a presença de fiéis voltarão a acontecer no dia 4 de julho. Desde o dia 20 de março, as celebrações passaram a ser feitas pela TV, pelo rádio ou pelas redes sociais como precaução ao novo coronavírus.
Ao todo, são mais de 280 igrejas católicas que voltarão a ter as atividades presenciais. Para evitar aglomerações, representantes da Arquidiocese conversaram com infectologistas e outros profissionais de saúde sobre as recomendações necessárias de prevenção, higiene e distanciamento. As orientações foram repassadas às paróquias.
“Conversamos com nossos bispos, padres e mantivemos um constante diálogo com todas as regiões de nossa Arquidiocese para analisarmos cada detalhe. Dessa maneira, decidimos dar este passo, mas respeitando todas as orientações de prevenção, higiene e distanciamento já estabelecidas anteriormente”, destaca o cardeal arcebispo Dom Orani Tempesta.
Entre elas estão a higienização completa dos banheiros e das igrejas antes de cada missa e o uso de cartazes para informar sobre o número máximo de pessoas em cada celebração.
Além disso, assim como os padres, os fiéis deverão usar máscara, sendo permitido retirá-la apenas para comungar, e se sentar mantendo uma distância segura de 2 metros.
Fonte: G1