Cabo Frio: Donos de bares e restaurantes fazem protesto contra redução do horário de funcionamento do setor

às

Donos e funcionários de bares e restaurantes de Cabo Frio, fizeram um protesto contra uma regra do novo decreto em frente a sede da Prefeitura nesta quinta-feira (18). Publicado na última segunda-feira (15), o documento estabelece, entre outras medidas, que bares, restaurantes, lanchonetes e similares encerrem as atividades até as 22h.

O protesto começou por volta das 16h e contou com a presença de cerca de 250 pessoas.

De acordo com os manifestantes, a redução do horário de funcionamento representa uma queda de 30% no faturamento.

A categoria alega que toda vez que alguma restrição é estabelecida o setor deles, que já vem de um ano de muita dificuldade, é o primeiro a ser prejudicado. O grupo pede para que o município reveja a medida, permitindo que o setor possa trabalhar de domingo a quinta-feira até as 23h e de sexta-feira a sábado até as 0h. Além de se comprometer a seguir as regras de distanciamento social.

O grupo também pede para que o município inclua um representante do setor no Comitê Executivo de combate ao coronavírus.

As mudanças de horário propostas pelo setor, no entanto, vão contra outra medida estabelecida em decreto: a que proíbe a permanência de pessoas nas vias, áreas e praças públicas do município no horário das 23h às 5h.

Um representante dos manifestantes foi recebido na Prefeitura.

Em nota, a Prefeitura de Cabo Frio informou que o decreto foi elaborado com base no quadro epidemiológico atual do município, que tem registrado aumento de casos positivos da Covid-19, aumento da taxa de ocupação de leitos hospitalares e aumento no número de mortes causadas pelo coronavírus.

“A implementação de regras mais rígidas se justifica pelo fato de que, do dia 9 de março até esta quinta-feira (18), a taxa de ocupação de leitos de UTI no município saltou de 55% para 86%, ou seja, um crescimento de 37% em pouco mais de uma semana”, alertou a Prefeitura.

O município ainda ressaltou a importância do cumprimento de protocolos sanitários para que o cenário epidemiológico possa mudar.

“Mesmo compreendendo os impactos econômicos, o Comitê Executivo de combate ao coronavírus destaca que o número de mortes só irá diminuir com o cumprimento das medidas de proteção, principalmente o isolamento social, a proibição de aglomerações, o uso de máscaras de proteção facial e a higienização das mãos com álcool em gel”.

A Prefeitura de Cabo Frio ainda alertou, em nota, que as medidas podem ficar ainda mais rígidas caso os índices da Covid-19 na cidade não diminuam.

“a continuação dos índices alarmantes de ocupação de leitos poderá acarretar em medidas ainda mais duras de saúde pública, com o objetivo de preservar a vida dos moradores e evitar um colapso no sistema municipal de Saúde”, finalizou.

Fonte: g1.globo.com

Veja também

Uma mulher e três homens foram assassinados no dia 19 de junho deste ano, no bairro Cidade Nova.
às
Itens como geladeiras e máquinas de lavar são vistos no veículo
às
De acordo com os agentes, a tentativa de feminicídio, que foi impedida pelo irmão da vítima, teria ocorrido cerca de duas semanas atrás
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias