O projeto sociocultural Lona na Lua, de Rio Bonito, chega a Casimiro de Abreu e Barra de São João trazendo oficinas de artes gratuitas, nas áreas de teatro, circo, música e dança. Os cursos são voltados para crianças e adolescentes de 8 a 18 anos, e serão oferecidos no contraturno do horário escolar, com 200 vagas. A iniciativa conta com apoio da Prefeitura Municipal de Casimiro de Abreu, através da Secretaria de Assistência Social. As inscrições começam no próximo dia 2 de maio (quinta-feira), e vão até o dia 7 (terça-feira).
As aulas vão acontecer, em Casimiro, na sede do projeto social Recriar. Já em Barra de São João, serão no espaço Clube do Seu Gélio. Para realizar as inscrições, é necessário comparecer ao CRAS de Casimiro de Abreu ou no Centro Administrativo Célio Sarzedas, em Barra, portando originais e cópias da carteira de identidade do candidato (ou certidão de nascimento, caso o menor não possua), do comprovante de residência e uma declaração escolar que comprove frequência em unidades de ensino públicas ou privadas. As inscrições de alunos menores de idade devem ser feitas por um responsável, que precisa levar, também, original e cópia do documento de identidade.
O objetivo do projeto é promover a arte e a união de alunos das escolas públicas e privadas, através de atividades como oficinas de malabarismo e palhaço, teatro, dança, e iniciação musical em instrumentos; violino, violão, teclado e percussão e outros. O Lona na Lua é uma associação social e cultural sem fins lucrativos criado há dez anos em Rio Bonito pelo artista Zeca Novais, que através da arte, busca estimular a consciência e a atuação social em crianças e jovens.
O projeto participou, em 2015, do quadro “Um Por Todos e Todos Por Um”, do Caldeirão do Huck, na TV Globo, e desde então, vem firmando parcerias que contribuem com o desenvolvimento da iniciativa e dos alunos. O Lona também apresenta ao público espetáculos teatrais e musicais, e recentemente, esteve em mais de 20 cidades do Norte e Noroeste Fluminense trazendo a adaptação do clássico “Dom Quixote”.
O CRAS de Casimiro de Abreu fica na Rua Pastor Luiz Laurentino, nº 385, em Mataruna. Já o Centro Administrativo Célio Sarzedas fica na Avenida Amaral Peixoto, s/nº, na Vila Campo Alegre, em Barra de São João.