Inaugurado há pouco mais de um mês, o Centro de Controle Operacional de Tanguá está chamando atenção na região pela tecnologia e inteligência que oferece. Com oito painéis de vídeo wall de 42 polegadas cada, que transmitem as imagens das 40 câmeras espalhadas pela cidade, o local é mais do que uma central de monitoramento da Guarda Municipal.
Aliado às câmeras OCR e Speed Dome, capazes de identificar placas de carros e de aproximar imagens com até 3 km de distância, respectivamente, o serviço é um auxiliador das forças de segurança pública no combate à criminalidade. Segundo dados do Instituto de Segurança Pública (ISP-RJ), somente o crime de roubo de rua, reduziu de 37 para 20 registros do ano de 2021 para 2022.
De acordo com o prefeito Rodrigo Medeiros, dentro de algumas semanas, o sistema ganhará reforço com mais uma função, a de receber informações do banco de dados das forças polícias para que as placas dos veículos roubados ou furtados que passarem pela cidade sejam automaticamente identificadas pelo sistema do Centro de Controle e as autoridades policiais poderem agir com mais rapidez e eficiência.
Mas desde que inaugurou, o Centro já vem colaborando com informações para os órgãos de segurança. Segundo a Secretaria de Segurança do município, ao qual o Centro é subordinado, a tecnologia já ajudou a Polícia Civil encaminhando 10 solicitações de imagens desde que as Câmeras foram instaladas. As filmagens ficam disponibilizadas por 30 dias no sistema.
O prefeito informou que, nenhuma cidade da região, considerando o trecho após o município de Niterói até a região em torno de Tanguá, possui um núcleo de monitoramento com a tecnologia e inteligência inaugurados na cidade.
“Aqui, mais do que os painéis, temos toda uma inteligência através de um softwear de gestão, e através do Termo de Cooperação celebrado com o Consórcio de Segurança Pública da Baixada (CISPBAF – Consorcio Intermunicipal de Segurança Pública da Baixada Fluminense). De Niterói para cá, (Tanguá) é a primeira cidade a oferecer esse recurso tecnológico como auxílio para as forças de segurança pública, além da nossa própria força, que é a Guarda Municipal”, disse Rodrigo.
Mais investimentos
Além do Centro de Controle Operacional, a gestão também tem investido em bases de segurança pela cidade, uma delas já está em funcionamento na Praça da Juventude, na Ampliação, junto a sede da 2ª Cia da Polícia Militar de Tanguá. Outra base está pronta no quiosque no Centro da cidade, e a terceira, é da Posse dos Coutinhos, que está sendo preparada.
De acordo com o prefeito, os investimentos já estão gerando resultados. “Segundo o ISP, o número de registros de crimes contra o patrimônio, como furtos e roubos, de janeiro a setembro desse ano, teve uma redução de 60% em relação ao mesmo período do ano passado em Tanguá”, informou Medeiros.
Lívia Louzada