O município de Maricá pode ter uma base e centro de lançamento de foguetes e satélites nos próximos anos. O projeto foi mencionado pelo prefeito Washington Quaquá, através de um vídeo publicado em suas redes sociais na última segunda-feira. O vice-presidente nacional do Partido dos Trabalhadores também deixou clara a intenção de instalar energia solar de graça para a população da cidade. Nas imagens, ele ainda responde a algumas críticas que recebeu por não comparecer às inaugurações. “Eu sou de realização, e não de firula”, disse o prefeito.
“Todo mundo está dizendo que estou falando muito, prometendo muito. Calma! Esperem daqui a um ano o que será feito em Maricá”, desafiou Quaquá.
O vídeo do prefeito gerou vários comentários, alguns contra e outros a favor, mas o fato é que o projeto está avançando e pode sair do papel. A ideia é que Maricá tenha um Centro Aeroespacial nas Ilhas Maricás, a cerca de quatro quilômetros da costa de Itaipuaçu, voltado para lançamentos de baixa altitude e pequenos satélites de comunicação e monitoramento.

“Quinta-feira (21) vamos fazer uma reunião sobre uma coisa que ninguém acredita, que é a base e centro de lançamento de foguetes satélites em Maricá”, disse o prefeito.
Para muitos, a ideia pode ser muito distante, mas para Maricá, pode estar mais perto do que se imagina. Ema internauta deixou o seguinte comentário na postagem do vídeo do prefeito: “Na escola da minha filha, Escola Municipal de Maricá, tem equipes de lançamento de foguetes a partir do 5º ano do Ensino Fundamental”, escreveu ela em resposta a uma crítica sobre o assunto.
Vocação para o setor espacial
Recentemente a cidade ganhou destaque em uma reportagem na Folha de São Paulo sobre o assunto. Segundo o presidente da Agência Espacial Brasileira, Marco Antônio Chamon, o município tem potencial para a função.
“O futuro econômico e social do país passa pelo desenvolvimento tecnológico, e o setor espacial tem um papel central nisso. Maricá tem vocação e capacidade para ser um polo dessa indústria”, disse.
Projeto avançado
O projeto já conta com um estudo preliminar que indica sua viabilidade e está em fase de articulação junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e à Marinha para obter as autorizações necessárias. Além da base de lançamentos, há a intenção de criar um polo de formação de engenheiros aeroespaciais, o que vai transformar a cidade em um centro de inovação e pesquisa de relevância nacional.
Críticas
Sobre as críticas que tem recebido por não estar nas inaugurações da Prefeitura, o petista não perdeu tempo e disse no vídeo: “eu sou de realização, e não de firula”. Na mesma postagem ele escreveu:
“Eu não sou um cara chegado a inauguração com “palhaço e pipoca” e nem construo minha vida como personagem de rede social! Sabe por que? Eu sou, como dizia Darcy Ribeiro, um homem de FAZIMENTO! Em vez de ir lá inaugurar, eu estou trabalhando pra fazer mais pra Maricá! Esperem, que estou trabalhando para mudar DE VERDADE a economia e a vida do povo da nossa cidade! Com trabalho e sem firula!”, escreveu.
Por Lívia Louzada
Além disso, leia também:
Câmara de Maricá tem mudança a partir da próxima semana
Siga as redes sociais do Jornal Folha da Terra, clique aqui!