O Detran.RJ entregou, nesta segunda-feira (14/2), os primeiros documentos de identidade emitidos exclusivamente para moradores do Jacarezinho e da Muzema, dentro do Programa Cidade Integrada, do Governo do Estado, que está levando serviços, ações sociais, desenvolvimento econômico, infraestrutura e segurança para as duas comunidades.
O Detran já atendeu quase 2 mil moradores nas primeiras semanas de programa, nas duas localidades, oferecendo emissão de identidade e também de carteiras de habilitação.
O comerciante Matusalém Caetano, de 65 anos, estava feliz ao receber hoje a segunda via de seu RG no Center Shopping de Jacarepaguá, onde estão sendo atendidos, com prioridade, os moradores da Muzema, na Zona Oeste. Durante os últimos três fins de semana, o Detran recebeu os moradores da comunidade em igrejas e unidades de saúde na Muzema, onde foram orientados a buscar seus documentos no shopping.
Matusalém gostou de poder resolver seu problema perto de onde mora: “Minha filha trabalha numa escola na Muzema e contou sobre a ação de emissão de identidade. Fui prontamente atendido e, em poucos dias, já consegui obter meu documento”, elogiou ele.
No novo posto do Detran, no Jacarezinho, Rosidalia Nascimento, de 41 anos, foi buscar a segunda via do seu RG e a primeira identidade de sua filha, Maria Eduarda, de 12 anos. “O novo posto é muito prático para quem mora na comunidade. Em poucos dias a carteira já está pronta. Vou aproveitar pra fazer também a do meu filho, já que o posto é pertinho de casa”.
De acordo com o presidente do Detran.RJ, Adolfo Konder, o departamento vai entregar as carteiras em até 15 dias para os moradores das duas comunidades. “A emissão da identidade é um serviço essencial para a população”, disse Konder. Ele também falou sobre a importância de o Detran.RJ estar participando do Cidade Integrada, levando serviços fundamentais para as comunidades. “É muito gratificante fazermos essas entregas de documentos no Jacarezinho e na Muzema. É o Governo do Estado ajudando a resgatar a cidadania de uma parcela da população historicamente esquecida em nosso estado”, afirmou Konder.
Para o jardineiro Valdemar dos Santos, de 40 anos, pegar a identidade foi uma oportunidade de regularizar seu documento de forma mais rápida e perto de casa. “Quando soube da ação na Muzema, corri para fazer a segunda via. O atendimento foi muito ágil, com funcionários nota mil”, relatou. Morador da Muzema há 2 anos, o porteiro Pedro Freire gostou de ter recebido o documento antes da data marcada: “Foi tudo muito rápido! Inclusive, consegui pegar meu documento antes do prazo. Agora consigo andar com a identidade mais atualizada”, disse.
Um dos serviços mais importantes e procurados nas duas comunidades é a emissão da primeira identidade para crianças. Moradora do Jacarezinho, Vania de Oliveira, de 41 anos, foi buscar a primeira identidade do filho Rikelmy, de 2 anos. “Estou muito feliz em conseguir tirar a carteira do meu pequeno! É muito importante que as crianças tenham documentos de identificação e, nessa ação, foi tudo muito rápido e prático. Ao lado de casa e com um atendimento excelente, só tenho que fazer elogios para essa ação”, contou ela.