Comida saudável é tema de palestra com a chef Bela Gil na Festa Literária de Maricá

às
O quarto dia da Festa Literária Internacional de Maricá (Flim), na última segunda-feira (17/10), contou com palestra da escritora, chef de cozinha e apresentadora de TV, Bela Gil, que falou sobre diversos assuntos relacionados à comida saudável, entre eles o incentivo à variedade de cardápios, valorização do produto local mais saudável, comida como agente de transformação social e do hábito de cozinhar.

A partir do tema “Sustentabilidade ambiental: cozinha e afeto para um mundo melhor”, Bela discorreu sobre a natureza do ato de se alimentar – “Comer é um ato político, mas só se pudermos escolher o que comemos” – e ressaltou a importância de políticas públicas que realmente façam a comida saudável chegar à população. Vamos valorizar os restaurantes populares, a alimentação escolar e hospitalar, as hortas comunitárias. E um viva para as merendeiras que cozinham para nossos filhos!”, disse ela, sob aplausos da plateia.

A chef também falou sobre a importância do conhecimento sobre o que é saudável e do acesso, inclusive financeiro, aos alimentos, mas também a água de qualidade e as fontes de energia baratas. Tudo para que, segundo ela, seja possível também valorizar o ato de cozinhar. “É assim que vamos incutir hábitos alimentares saudáveis nas crianças: mostrando a elas de onde a comida vem, fazendo com que elas se envolvam no processo desde o plantio até a hora de fazer o prato”, disse.

Como exemplo de conhecimento a ser difundido, Bela citou a importância da biodiversidade, tanto para manter o solo saudável quanto para a sobrevivência da espécie humana, que se habituou a uma dieta básica de soja, milho, trigo e açúcar. “Das 30 mil espécies de plantas seguras para consumo, a humanidade consome apenas 200, porque não conhece as demais, simplesmente”, destacou ela, que recomendou ainda a redução do consumo de alimentos ultraprocessados, que contêm altos índices de sal, açúcar e gordura pensados para viciar o paladar: “Um ótimo exemplo é a barrinha de cereal, vendida como saudável, mas cujo ingrediente principal é açúcar”

Falando especificamente do ambiente escolar, Bela Gil lembrou que a educação pode e deve ser também alimentar. “As escolas têm aulas de artes, como música, desenho, teatro, certo? Pois deveriam ter também culinária, que também é uma arte, sem a qual a vida é impossível. Seria bem difícil viver sem música, mas seria possível. E sem comer? Não dá, né?”, provocou, arrancando mais aplausos do público presente, que ao final da palestra formou fila para conseguir autógrafos em exemplares do livro “Bela Cozinha”, de sua autoria.

Bela Gil, 34 anos, é chef, escritora e apresentadora de televisão. Tem um trabalho consolidado na área da culinária vegana e natural, com foco na alimentação saudável. É apresentadora dos programas Bela Cozinha, Vida mais Bela e Refazenda, que são sucesso no canal pago GNT. Bela Gil já lançou diversos livros que abordam o tema da alimentação saudável, tendo vendido mais de 400 mil exemplares no Brasil e em Portugal, entre eles Bela cozinha – As receitas (2014), Bela cozinha – Da raiz à flor (2019) e Simplesmente Bela (2020).

Festa Literária Internacional de Maricá

A 7ª edição da Festa Literária Internacional de Maricá (Flim), foi aberta na sexta-feira (14/10) e acontece até o dia 26/10, das 8h às 21h, na área externa do Centro Administrativo de Itaipuaçu (Rua Van Lerbergue, nº 249). Neste ano, a feira homenageia a escritora mineira Conceição Evaristo; romancista, poeta, contista, e há 10 anos moradora de Maricá, cujas obras abordam a vivência das mulheres negras – suas principais protagonistas – são repletas de reflexões acerca das profundas desigualdades raciais brasileiras. Misturando realidade e ficção, seus textos são valorosos retratos do cotidiano, instrumentos de denúncia das opressões raciais e de gênero, mas também se voltam para a recuperação da ancestralidade da negritude brasileira.

A edição também foi marcada pelo lançamento do livro “Testemunho: Darcy Ribeiro por ele mesmo”, em alusão ao centenário do escritor, que faria 100 anos no dia 26/10 se estivesse vivo. Com participação de 80 editoras, a festa literária é gratuita e tem diversas atrações para crianças e adultos, como oficinas, palestras, tenda sensorial, shows, cosplay, feira de livros, museu cultural, cinema, praça de alimentação, entre outras atividades. Também participam da festa literária a escritora Ana Maria Machado, Antônio Torres, Viviane Mosé, Renata Costa, Beatriz Myrrha, Natasha Félix, Heleine Fernandes, Sonia Rosa, Otávio Jr, Dayse Sena, Andrea Serpa, Rita Rosa, José Pacheco e a chef Tainá Marajoara.

Serviço – Festa Literária de Maricá
Data: 14 a 26 de outubro
Horário: 8h às 21h
Local: Centro Administrativo de Itaipuaçu (área externa do estacionamento)
Endereço: Rua Van Lerbergue, 249 – Itaipuaçu
Entrada gratuita

Fotos: Marcos Fabrício

 

Veja também

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias