O Conselho Municipal de Cultura de Silva Jardim envia ofícios à Administração Municipal solicitando providências para seis assuntos urgentes: nomeação da comissão para organizar a próxima Conferência Municipal de Cultura; informação sobre a estrutura da subsecretaria municipal de Cultura; substituição de um dos conselheiros; pedido de isenção de taxa de ocupação do solo para os artesãos durante a festa da cidade; “moção de apelo” sugerindo um nome para ocupar o cargo de subsecretário de Cultura, que se encontra vago; e “moção de sugestão” de criação de cargos públicos para a subsecretaria de Cultura.
As decisões foram tomadas na última reunião extraordinária do órgão, no dia 24/04, no Teatro Zezé Macedo. O encontro contou com as presenças do secretário municipal de Turismo, Indústria, Comércio, Cultura e Esporte e Lazer, Felippe Monteiro, e do vereador Rubinho. E discutiu, ainda, as eventuais modificações que podem e precisam ser feitas no Projeto de Lei de criação do Fundo Municipal de Cultura (a minuta ficará no grupo do Wathsapp do Conselho de Cultura para sugestões e/ou correções).
Também serviu para que a bibliotecária da Biblioteca Municipal, Cristiane da Silva Camelo, explicasse o funcionamento do setor e suas condições de trabalho e atendimento ao público. A presença dela foi uma solicitação do Conselho de Cultura. O Secretário Felipe aproveitou para anunciar que seria publicado o “Formulário de Escuta” da população sobre a aplicação dos recursos da Lei de Incentivo Cultural “Paulo Gustavo”.
Aproveitou, além disso, para explicar o que está sendo feito e o que funcionará no antigo prédio da estação ferroviária, recentemente cedido ao Município pela Rede Ferroviária Federal S.A. Sobre a substituição do conselheiro, devido ao mesmo já não pertencer mais aos quadros do Poder Público, foi sugerido o nome do próprio secretário Felippe Monteiro.
Foi solicitado ao vereador Rubinho que ele proponha na Câmara Municipal a mudança oficial da pasta de Cultura para a Secretaria de Turismo, já que oficialmente ela continua pertencendo à Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. Solicitado, também, que o teatro Zezé Macedo volte a ser administrado pela subsecretaria de Cultura, uma vez que está sob o comando da secretaria municipal de Trabalho, Habitação e Promoção Social.
Os conselheiros também solicitaram que o vereador apresente na Casa Legislativa a moção de realização de um concurso público para a criação de cargos culturais. Entre eles estão as funções de “arquivista”, “historiador” e “turismólogo”. Para a formação da Comissão de Organização da próxima Conferência Municipal de Cultura (que deverá acontecer em junho) foram escolhidos os conselheiros, Luciane Menezes, Luiz Cláudio Santiago e Evaldo Peclat Nascimento (Sociedade Civil), bem como Leandro Amorim, Ana Paula Santiago e Vanderlane B. de Souza (Poder Público).
Da reunião, participaram 15 conselheiros, entre titulares e suplentes. A próxima reunião ordinária do Conselho ficou marcada para o dia 25/05, às 9 horas, no Teatro Zezé Macedo. Antes, porém, deverá ser realizada uma extrordinária para tratar de assuntos que ainda estão pendentes.