Imagina estar no mar praticando canoa havaiana e ser surpreendido por um grupo de golfinhos, entre eles um filhotinho? Foi o que aconteceu com sete pessoas em Rio das Ostras, na Região dos Lagos do Rio.
As imagens feitas às 6h da manhã da última quarta-feira (1°) mostram o grupo eufórico com a presença dos animais. Os praticantes estavam fazendo uma prova entre as equipes quando avistaram os golfinhos.
Os registros foram feitos pela Franciane Godim, que é empresária e assistente do marido, Ricardo Thomas, que dá aulas de canoagem na cidade.
Franciane contou a reportagem que o grupo começou a praticar canoagem há um ano e, nesse tempo, essa foi a terceira vez que viram golfinhos. Uma delas foi em Costa Azul; outra quando remaram até Armação dos Búzios, na praia Azeda Azedinha, e viram golfinhos na saída e chegando em Búzios; e a outra foi nesta quarta.
A assistente ainda fala sobre a coincidência, pois todas as vezes que viram o golfinho foi com o mesmo grupo.
“É raro eles aparecerem, mas quando a gente vê fica todo alegre, qualquer rota a gente para pra ficar admirando eles”, disse.
As imagens da quarta-feira são da Praia da Boca da Barra, perto da ilha dos 30 Réis. Os animais chegaram perto dos atletas que aproveitaram para nadar com eles.
O biólogo, Vinicius Santos, explica que os golfinhos aparecem em várias épocas do ano pela região e é normal, principalmente no verão. Os golfinhos não são domésticos, o ideal é não manter contato, se aproximar, entrar na água quando estiverem próximos.
“Os golfinhos vão se aproximar, eles são animais bem curiosos, então vão chegar bem próximos da embarcação para saber o que esta acontecendo. Como a canoa havaiana não tem motor, não tem a necessidade de desligar até que os animais se distanciem dela”, explica.