Hospital Darcy Vargas passa a contar com 45 leitos para pacientes com Covid

às

O Hospital Regional Darcy Vargas (HRDV) vai receber mais 20 leitos para tratamento de pacientes infectados pelo novo coronavírus. Esses leitos estariam à disposição da população no Hospital de Campanha (HC). Entretanto, a Prefeitura de Rio Bonito optou por não dar continuidade a obra e decidiu transferir os leitos para o HRDV.

A decisão foi tomada na tarde dessa terça-feira (9), em reunião entre o prefeito de Rio Bonito, membros da diretoria do HRDV, representantes da Secretaria de Saúde e vereadores do município. A transferência dos leitos para o HRDV permitirá atender 45 casos de coronavírus simultâneos. Serão 10 leitos de CTI para casos graves, e 35 leitos de enfermarias para casos leves.

Na estrutura já montada do Hospital de Campanha, a Secretaria de Saúde fará um centro de triagem do covid-19, onde profissionais que foram aprovados no processo seletivo, deverão trabalhar. A decisão foi tomada com base em alguns problemas enfrentados pela Prefeitura para colocar o HC em funcionamento, como por exemplo, a falta de médicos inscritos no processo seletivo para trabalhar na unidade, e a dificuldade na aquisição de equipamentos e insumos. Para manter os leitos no HRDV, a instituição receberá R$ 330.871,48, por mês.

Mais recursos para o HRDV

O Hospital Regional Darcy Vargas também será contemplado com mais recursos federais, mais precisamente com R$ 6.690.296,11, do Fundo Nacional de Saúde. O recurso está sendo destinado às santas casas e hospitais filantrópicos e sem fins lucrativos que atendem pelo SUS e que neste momento de pandemia precisam voltar suas atenções a covid-19. Apesar do recurso já ter sido destinado a algumas unidades Brasil afora, outras instituições, como o HRDV, receberão o valor em cota única.

De acordo com a Lei Federal nº 13.995 de 2020 e as Portarias do Ministério da Saúde nº 1.393 e nº 1.448 de maio deste ano, a unidade contemplada deve aplicar o dinheiro em várias áreas, como aquisição de medicamentos e equipamentos, insumos, realização de reformas e adaptações no hospital, e também pagamento de profissionais, dentre outras utilizações, porém, todas devem ser para o enfrentamento ao covid-19.

Mas para o Hospital receber o recurso, algumas etapas burocráticas serão seguidas. Como o dinheiro foi enviado do Fundo Nacional de Saúde para o Fundo Municipal de Saúde, gerido pelo Executivo, e como esse valor não estava previsto no orçamento da Prefeitura, a Câmara de Vereadores precisa aprovar o repasse desse recurso para o Hospital.

 

Veja também

De autoria da vereadora Luciana Boiteux (Psol), a implementação da lei que determina a oferta de leite materno em creches
às
por meio da Empresa Pública de Transportes (EPT), disponibilizará ônibus extras para Itaipuaçu neste domingo (06/10)
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias