Intervenção do HRDV é prorrogada por mais quatro anos

às
WhatsApp Image 2022-04-13 at 14.50.33

Foi publicado no Diário Oficial da Prefeitura de Rio Bonito no último dia 6, o Decreto nº 300 que prorrogou a Intervenção do Hospital Regional Darcy Vargas pelo governo riobonitense. Mas o que chamou a atenção foi o prazo de extensão da intervenção, 48 meses, ou seja, quatro anos. O período causou surpresa pelo fato de exceder o atual mandato do prefeito Leandro Peixe. Para saber sobre o assunto, a reportagem da Folha ouviu o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Salazar.

Segundo Salazar, o novo período de intervenção foi recomendado pelo Ministério Público, e na avaliação dele, a extensão do prazo mostra que o foco está na saúde do município.

“Nosso interesse não é somente com o nosso grupo político, o interesse é proteger a saúde e o hospital, mesmo em outras gestões que possam vir. Torço para que a população nos dê a oportunidade de gerir a Prefeitura, a cidade, por mais um período, mas se não acontecer, vão ter mais dois anos de intervenção para que o próximo gestor, caso aconteça, possa escolher se quer continuar ou não”.

Sobre a intervenção

Rodrigo explicou que o motivo da intervenção é que a administração do hospital não estava prestando contas à Prefeitura dos recursos repassados.

“A intervenção é uma recomendação do Ministério Público para que nós intervíssemos na administração do hospital porque estamos recebendo recurso, passando para o hospital, há anos, e o hospital, em alguns momentos administrativos, não estava prestando a devida conta do dinheiro que estava indo para lá”.

Ele revelou ainda que o recurso repassado pela Prefeitura à unidade, não estava sendo gasto com saúde.

“Para prestar o serviço que nós queríamos prestar para a população, em saúde, não tinha como o hospital funcionar do jeito que estava. Era muita despesa sendo feita que não tinha a ver com saúde, resumidamente falando”.

Mudanças na intervenção

Segundo o secretário, foi mudada a estrutura administrativa da intervenção, através do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público. O novo acordo, entre outros benefícios, segundo ele, evita os altos salários que eram pagos no início do processo de intervenção.

“A estrutura da intervenção foi modificada, a interventora e os cargos administrativos, para não haver mais aquele problema de supersalários”, disse.

De acordo com a publicação no Diário Oficial, o decreto terá validade a partir do dia 2 de junho deste ano, e as funções de interventora do HRDV serão exercidas pela advogada Kely Betânia Abrão Borges e Borges.

O decreto prevê as funções de diretor de gestão Hospitalar, gerência de pessoal e gerência de contratos e finanças.

 

Por Lívia Louzada

Veja também

Desta vez, o projeto chega ao 2º distrito da cidade, em Boa Esperança, no Ambulatório Municipal de Boa Esperança, o “Esperanção"
às
A homologação do processo está prevista para o dia 27 de novembro, quando todos conhecerão os eleitos.
às
Por determinação de Cláudio Castro, Rafael Picciani deve retornar ao cargo na Alerj
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias