Tomou posse e foi diplomada na tarde de hoje, sexta-feira (01), Maira de Jaime (PROS) e o pastor Marcos João, como prefeita e vice-prefeito de Silva Jardim, respectivamente. Ela é a primeira mulher a assumir o Executivo municipal, tendo sido eleita pelo povo. Após ser diplomada no Fórum da cidade, ela caminhou com o marido, o ex-vereador Jaime Figueiredo, e o vice, até a Câmara de Vereadores, onde foi empossada. Sempre acompanhada por uma multidão de eleitores que a parabenizavam a todo momento. A cerimônia, transmitida ao vivo pelo Facebook da Câmara, foi acompanhada pelos seus eleitores que assistiram a posse através de um telão instalado do lado de fora do Legislativo.
Antes da diplomação, ela falou com exclusividade para a reportagem da Folha, em uma entrevista rápida, e ao vivo, pela página do Facebook do Jornal.
“Lutamos e vencemos. Hoje é uma grande honra poder representar Silva Jardim, poder hoje representar os munícipes e minha cidade que tanto amo. Ser a primeira mulher prefeita eleita da nossa cidade é uma alegria muito grande. Nosso primeiro ato será montar nossa equipe, gente de qualidade para governar com seriedade Silva Jardim, mas vamos ter um olhar especial para a educação, porque com a pandemia, ficou dois anos parada, então vamos olhar com carinho pra nossa educação e pra nossa saúde, porque a nossa cidade precisa de uma saúde de qualidade”, contou Maira.
Esperança
Depois de ter quatro prefeitos em quatro anos, os silvajardinenses finalmente conseguiram colocar à frente do Executivo, alguém eleito por eles, e por esse motivo, depositam esperança e confiança no trabalho que Maira tem pela frente. A aposentada Dilcéia Pereira, mais conhecida como Preta, disse que pediu a Deus pela vitória de Maira, e espera que ela resolva questões de infraestrutura no bairro em que mora.
“Estávamos igual a escravos, e agora estamos libertos. Temos muita fé em Deus. Orei muito por ela, e vou continuar orando pra que ela seja uma boa prefeita pra nós. Precisamos de saúde e educação, principalmente. Espero que ela faça uma galeria no valão de onde eu moro, em Nossa Senhora da Lapa”, conta a aposentada.
Já a servidora pública Elizete Freitas, acredita que acontecerá um milagre em Silva Jardim com Maira no poder. “Ela vai ser uma boa prefeita. E ela falou que vai fazer o que prometeu. Vai haver uma mudança grande aqui porque ela tem os apoiadores. Tem junto com ela muitos vereadores, deputados, e evangélicos, então juntos, um milagre vai acontecer em Silva Jardim. Precisamos de tudo em Silva Jardim, mas principalmente educação e saúde”, disse Elizete.
Homenagem
Na sessão de posse, Jaime Figueredo, marido de Maira, prestou uma homenagem a ela, lhe entregando uma arranjo de flores e disse que “gostaria que você fosse para Silva Jardim, principalmente, a mãe que você é para nossos filhos”. A cerimônia contou com a presença de vários deputados estaduais e federais, além de autoridades do Legislativo e do Executivo de outros municípios.
Texto: Lívia Louzada
Foto: Igor Gaspar