A Unidade de Saúde da Família (USF) Maria Aparecida da Silva Pereira, em Joaquim de Oliveira, está de cara nova. A obra de reforma da intitulada ‘Unidade Modelo de Saúde’ foi realizada pela Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), e entregue à população da região na tarde de quarta-feira (12/04), com a presença do prefeito Marcelo Delaroli e do secretário municipal de Saúde, Hédio Mataruna.
Dentre os serviços recebidos, realizados pelo setor de infraestrutura da SEMSA em parceria com a Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SEMSERP), estão: pintura interna e externa, como paredes, janelas, grades e muros; troca de lâmpadas; reparos de tomadas, portas, fechaduras e maçanetas; manutenção da área externa; instalação de novas de placas de identificação visual; colocação de rampa de acessibilidade e outros. Assim, proporcionando mais conforto e bem-estar para os profissionais e usuários que frequentam a localidade.
Acompanhado da primeira-dama Pâmela Delaroli e de seus pais durante a entrega, o prefeito de Itaboraí, Marcelo Delaroli, afirmou que o principal objetivo da revitalização da Unidade de Saúde é oferecer um melhor atendimento à população e melhores condições de trabalho para os profissionais.
“Que esse posto seja um lugar abençoado e que salve vidas. Sou dentista e a minha especialização é no Programa de Saúde da Família e eu acho esse trabalho sensacional. Quem não tem amor e paixão por fazer esse trabalho, está no lugar errado. Mas graças a Deus, Ele tem colocado profissionais do nosso lado que gostam e que estão com esse espírito de servir ao próximo, amar o próximo como a si mesmo. E assim a gente tem feito na nossa cidade. Desde o primeiro dia, nós temos tentado resgatar uma cidade que foi abandonada durante décadas. E aí que nós começamos uma grande reconstrução e temos que continuar reconstruindo, porque ainda tem muita coisa a ser feita. Nós não vamos parar um minuto, não temos tempo para perder”, disse Marcelo Delaroli, ao lado de secretários municipais e vereadores.
A unidade é composta por uma equipe de Estratégia de Saúde da Família, em que atuam médico, enfermeiro, técnicos de enfermagem, dentista, auxiliar de saúde bucal e Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Segundo dados da SEMSA, atualmente são cadastrados mais de 5,5 mil pessoas na unidade, com uma média de 2,5 mil atendimentos mensais. O secretário municipal de Saúde, Hédio Mataruna, destacou a importância da revitalização da unidade para os moradores da região.
“Nós temos trabalhado de manhã, de tarde e à noite para cumprir a missão que o nosso prefeito nos deu, de transformar a saúde da cidade. Eu não conseguiria fazer o que estou fazendo sem o apoio irrestrito do nosso prefeito, que faz com que a gente avance a cada dia. Todas as nossas unidades de saúde ficarão como essa aqui. Esse é um modelo para todas as unidades de saúde de Itaboraí, porque isso que a nossa população merece. A minha palavra é de gratidão, muito obrigado a todos que ajudaram e fizeram parte de toda essa reforma”, afirmou Hédio Mataruna.
O local conta com consultório médico, odontológico e da Saúde da Mulher, sala de curativo, sala de vacina, sala de acolhimento, sala de expurgo, sala de reunião, sala para os ACS, sala para agentes de endemias, cozinha, banheiros, recepção e sala de espera. A USF de Joaquim de Oliveira realiza os serviços de consulta médica e de enfermagem, atendimento odontológico; curativos; administração de vitamina A; teste rápido de gravidez, de IST’s e de Covid-19; puericultura; pré-natal, preventivo, atendimento a hipertensos e diabéticos; planejamento familiar e atendimento individual, domiciliar e para tabagistas.
“A reforma na unidade contribui para a melhoria no ambiente de trabalho e na qualidade dos atendimentos, proporcionando um ambiente limpo e agradável, com maior conforto para os usuários e os profissionais que atuam aqui. Nós também somos a população, nós também somos o SUS e o governo tem esse pensamento de saber se os profissionais estão bem, de saber como está a população, só tenho a agradecer. Eu não trabalho sozinha, nós trabalhamos em equipe e eu quero agradecer por todo o esforço e trabalho”, ressaltou a responsável técnica da unidade, a enfermeira Marcelle Nascimento.
Familiares de Maria Aparecida da Silva Pereira também acompanharam a cerimônia de entrega da reforma da unidade de saúde que leva o seu nome e agradeceram à Prefeitura de Itaboraí pela homenagem.
“Quero agradecer ao prefeito por ter dado continuidade a essa homenagem muito bem dada. Que continuem lembrando do legado que ela deixou, que foi cuidar e amar ao próximo. Infelizmente, ela foi embora muito nova, mas eu aprendi muito e que eu possa dar continuidade ao legado dela”, concluiu Denise Romão, de 49 anos, filha de Maria Aparecida.