Niterói será cenário de 17 produções cinematográficas este ano. Entre os trabalhos há dois longas-metragens, nove curtas, três telefilmes e três obras seriadas: todas frutos do primeiro edital de fomento ao Audiovisual lançado pela prefeitura, em parceria com a Agência Nacional do Cinema (Ancine).
Niterói terá destaque nas telas em roteiros que se passam em locais como o Campo de São Bento, a Praia de Icaraí, a Cantareira, e a Ponta D’Areia. Há também filmes que abordam desde a histórica greve dos marítimos em Niterói até temas mais contemporâneos, que põem a cidade como referência no rap nacional.
As obras também abordarão a história de personagens niteroienses conhecidos nacionalmente, como o pintor Antônio Parreiras, a cantora Baby do Brasil, o iatista Torben Grael, o compositor e músico Black Alien, a chef Dona Henriqueta (da Gruta de Santo Antônio) e o maestro Márcio Selles.
Além das produções que serão filmadas por aqui, Niterói vai sediar quatro festivais de cinema, será palco para três cineclubes e terá quatro projetos que preveem projeções em espaços urbanos. Todos contemplados pelo edital.
Fonte: Jornal O Globo