Estudante de Silva Jardim, Eduardo Tavares, é candidato ao Parlamento Juvenil

às
foto destaque site (4)
Foto: Divulgação

Eleições para o Parlamento Juvenil 2024

Entre os dias 7 a 9 de agosto estudantes do 1º e 2º ano do Ensino Médio das escolas estaduais votarão nos seus representantes no Parlamento Juvenil, projeto da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Um dos candidatos é o silvajardinense Eduardo Tavares, de 16 anos, que estuda no 2º ano do Colégio Estadual São Sebastião, em Silva Jardim.

Além disso, Leia também:

Prefeitura de Rio Bonito lança projeto para zerar filas de exames e consultas

Segundo o jovem, desde cedo ele se identifica com a prática da política e acredita que ela seja o meio para mudar a vida das pessoas, por isso está disputando uma vaga no Parlamento Juvenil.

“Sempre me identifiquei profundamente com a política. Acredito que através dela podemos transformar realidades e construir um futuro mais justo e inclusivo para todos. O Parlamento Juvenil é uma oportunidade única de vivenciar na prática o funcionamento do sistema legislativo. Nele, jovens como eu, têm a oportunidade de propor e debater projetos de lei que impactam diretamente em nossa comunidade, bem como no nosso estado. A política não é apenas uma paixão, e sim, um compromisso com a construção de um amanhã melhor”, diz Eduardo.

O estudante fala de suas intenções para o cargo e cita o líder sul-africano. “Como candidato ao Parlamento Juvenil, trago não apenas ideias, mas também, a determinação de trabalhar incansavelmente pelos interesses da juventude e de todos os cidadãos fluminenses. Encerro com as palavras inspiradoras de Nelson Mandela, ‘a juventude é a esperança do nosso futuro.” Vamos juntos fazer história’”, cita.

Como funciona o Parlamento Juvenil

Criado em 1998, o Parlamento Juvenil é um projeto da Alerj em parceria com a Secretaria de Estado de Educação que envolve as escolas estaduais de todos os municípios do Rio de Janeiro. Seu objetivo é possibilitar aos jovens o exercício da atividade política, a cidadania, bem como a compreensão e a vivência do processo legislativo, dando-lhes protagonismo.

O Parlamento Juvenil simula os moldes do parlamento convencional, com direito a escolha da Mesa Diretora, Regimento Interno e votação em plenário. Durante uma semana, os estudantes eleitos passam a ter as mesmas atribuições de um deputado estadual e discutem e aprimoram projetos de lei de sua própria autoria que podem virar leis oficiais para toda a população fluminense.

Assim que ler a matéria, deixe seu comentário e nos siga nas redes sociais.

Parlamento Juvenil. Um dos candidatos é o silvajardinense Eduardo Tavares, de 16 anos, que estuda no 2º ano do Colégio Estadual São Sebastião
Foto: Divulgação

Veja também

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias