Sancionada lei que permite que passageiras de Niterói escolham o gênero dos motoristas de app

A Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia (Amobitec) ainda analisa a regulamentação dessa lei.
às
foto destaque site (69)
Foto: Divulgação

Uma lei que permite que passageiras de Niterói escolham motoristas de aplicativo do mesmo gênero foi sancionada, na última quarta-feira (9), pelo prefeito da cidade, Rodrigo Neves. Além de quem utiliza o meio de transporte, as pilotos também poderão escolher atender exclusivamente mulheres. A expectativa é que a medida reduza os números de assédio e aumente a participação feminina neste setor. A Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia (Amobitec) ainda analisa a regulamentação dessa lei.

O prefeito, Rodrigo Neves, afirmou que a medida visa gerar mais segurança às passageiras. “Este projeto é uma resposta a uma demanda legítima da sociedade. Queremos garantir mais segurança e conforto para as passageiras, permitindo que elas possam optar por motoristas do mesmo gênero. A proteção e os direitos das mulheres são prioridade, e esta lei representa um passo importante para um deslocamento mais seguro e digno”.

O vereador responsável pela proposta, Anderson Pipoco, destacou a sensação de segurança. “O objetivo é ampliar a sensação de segurança, tanto para as passageiras quanto para as motoristas, que muitas vezes enfrentam situações de assédio, violência psicológica ou até física”.

A integrante da Associação de Motoristas por Aplicativos do Estado do Rio de Janeiro, Lussandra Távora, disse que a medida pode aumentar o número de mulheres como motoristas de aplicativo. “O número de motoristas mulheres ainda é muito menor. Apesar dos avanços em legislações de proteção, muitas motoristas ainda se sentem desamparadas diante de situações de risco. O cenário é desafiador, mas com o apoio da associação, as mulheres estão ganhando mais visibilidade e espaço nesse setor. Essa lei abre uma nova perspectiva”.

Regulamentação

A regulamentação depende da Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia (Amobitec), que analisa as determinações estabelecidas por esse projeto. Quando a lei for oficialmente regulamentada, as empresas de transporte por aplicativo que funcionam na cidade devem receber uma notificação para criarem esta nova função.

Leia também: Confusão em jogo da Libertadores termina com duas mortes

*Com informações do O São Gonçalo.

Siga o Jornal Folha da Terra nas redes sociais.

Veja também

Ela caiu em frente ao Esporte Clube Fluminense, por volta de 16h20
às
As palestras serão destinadas para produtores rurais da região, principalmente aqueles que trabalham com agroindústria familiar
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias