Pediatras em Duques e Posse. A Prefeitura de Tanguá, através da Secretaria de Saúde, descentralizou o atendimento de pediatras. Os bairros contemplados até agora são Duques e Posse dos Coutinhos. A intenção é melhorar o acesso das crianças e dos pais, aos médicos pediatras, uma promessa do prefeito Rodrigo Medeiros.
Além disso, veja também o modelo de telemedicina implantado em Tanguá para atendimento de ortopedia.
Aliás, a estratégia já foi usada com outra área da saúde, a fisioterapia, também na Posse. O objetivo, segundo o secretário de Saúde da cidade, Rodrigo Lopes, é dar mais comodidade a população, já que esses bairros ficam muito distantes da região central da cidade. Na Posse, o atendimento começou em 2021.
“Colocamos (a pediatria) por determinação do nosso prefeito (Rodrigo Medeiros) que tem atenção e carinho pela comunidade (Posse dos Coutinhos) e entende que trazer o serviço para cá, é fundamental, facilita e dá acesso ao usuário de saúde”.
O secretário fez suspense, mas deixou claro que a Posse deve receber outras novidades na área de saúde. “Precisamos trazer outras especialidades. Estamos estudando e discutindo com o prefeito essas demandas e brevemente a gente vai ter outras novidades para essa comunidade”, afirmou.
A médica pediatra Flávia Lília de Araújo, que atende nos dois bairros, disse que por causa da proximidade com a população nessas consultas locais, é possível obter o acompanhamento melhor dos pacientes.
“Atendo uma média de 30 crianças a cada 15 dias. A gente consegue ver o início da consulta até o resultado final (do tratamento), bem mais próximo da realidade. Se tem alguma questão, eu falo com a agente de saúde, com a enfermeira, com o médico (do posto), e a gente consegue acompanhar de mais perto da casa da pessoa, com mais facilidade e menos burocracia. Tomara que consiga estender (o serviço) para outros lugares distantes também”, analisou a pediatra.
Pediatra em Duques
A descentralização do atendimento pediátrico para Duques aconteceu depois da implantação na Posse, em outubro deste ano, mas com o mesmo objetivo, como explica Rodrigo Lopes.
“A gente já levou esse serviço para o bairro da Posse, aí o prefeito me cobrou levar para Duques também, e o dia chegou. A nossa ideia é trazer para os bairros mais distantes alguns serviços para facilitar o acesso ao usuário. Observamos que havia muita falta da população de Duques e da Posse nos atendimentos no Centro, então estamos trazendo esse serviço para mais perto”.
A moradora de Duques, Sabrina Ferreira, levou sua filha Rafaela a uma consulta com a pediatra Flávia no bairro em que mora. De acordo com ela, a chegada do atendimento no local foi aprovada.
“Antes a gente colocava o pedido aqui (pedido de consulta pediátrica no posto de Duques) e quando chegava, tínhamos que ir para (o Centro) de Tanguá. Quando chegava lá, era muita criança para ser atendida. Aqui o atendimento está sendo melhor”, avalia a mãe.
Fisioterapia em Duques
Além de implantar a pediatria, o secretário revelou que em breve o bairro de Duques também receberá o serviço de fisioterapia.
“Outro serviço que estamos organizando para trazer, marcando compromisso aqui, é a fisioterapia. Já olhei o espaço e as alterações que precisam ser feitas para iniciar esse serviço, que é de extrema importância para essa comunidade”.
Assim que ler a matéria, deixe seu comentário e nos siga nas redes sociais.
Texto: Lívia Louzada