A Capital Estadual da Laranja, Tanguá, agora possui uma praça representando a fruta mais importante da cidade. A Praça da Laranja, como é conhecida popularmente, foi inaugurada nesta segunda-feira (01/12), na frente da sede da Prefeitura, com a presença de centenas de tanguaenses e autoridades municipais e regionais. O local ganhou esse nome porque no centro possui espelhos d’água em formato de gomos de laranja, todos com chafarizes iluminados. Antes da construção da praça, que foi feita com recursos de emendas parlamentares, o lugar era usado como estacionamento.
O espaço ainda dispõe de áreas de convivência, com bancos espalhados por todos os lados, parque para as crianças, bicicletário, academia de ginástica ao ar livre de aço inox e paisagismo temático com árvores tecnológicas que permitem o carregamento de celulares e oferecem acesso gratuito à rede wi-fi.



A área foi batizada de Praça Moyses da Silva Tito pois ele era o proprietário do espaço e uma das referências na produção de laranjas em Tanguá. As terras, que foram doadas há alguns anos ao município, e que hoje abrigam a Prefeitura e a praça, era um antigo galpão de beneficiamento de laranja.
A filha do produtor rural, Moyses Tito, Mônica Tito, falou sobre a preservação da memória do pai. “Para nós, ver o nome do nosso pai eternizado nesta praça é motivo de muita emoção. Ele dedicou a vida ao cultivo da laranja e sempre acreditou no potencial de Tanguá”.

O prefeito de Tanguá, Rodrigo Medeiros, destacou a importância histórica e afetiva da homenagem. “A Praça da Laranja representa a nossa identidade e resgata o valor de quem construiu, com as próprias mãos, a base econômica da cidade. Ao homenagear o senhor Moyses da Silva Tito, reconhecemos um cidadão que ajudou a escrever a história de Tanguá e que deixou um legado de trabalho, dignidade e compromisso com o desenvolvimento do nosso município”, afirmou.
Mas quem gostou mesmo do novo ambiente foi a população. A operadora do CadÚnico, Suellen Alves, que mora no Pinhão, disse que agora tem um espaço mais perto de casa para levar os filhos para brincarem. “Ficou muito bonita (a praça). Minha filha já brincou no parquinho e até o pequeno aproveitou”, disse.

Siga o perfil do Jornal Folha da Terra nas redes sociais.
Por Lívia Louzada
[…] Tanguá inaugura a Praça da Laranja […]