Na última semana, a reportagem da Folha entrevistou o prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe, sobre os projetos que a Prefeitura vem desempenhando e o que será implantado no futuro. Ele falou sobre vários assuntos, entre eles o Plano de Cargos e Salários dos servidores da Prefeitura, o dinheiro oriundo da venda da Cedae e ainda revelou que o antigo prédio da Estação Ferroviária, ao lado da Rodoviária, no Centro da cidade, deve ser revitalizado e voltará a ser como era na década de 30.
A entrevista começou com o prefeito falando sobre os quase R$ 57 milhões que a cidade recebeu do estado pela concessão da Cedae. Leandro Peixe disse que o montante está aplicado e a rentabilidade está sendo usada também na pavimentação da cidade. “Ele (o valor) já é investido nessas ações que nós temos feito na nossa administração nas pavimentações, mas temos projetos que estão sendo elaborados pela nossa Secretaria de Urbanismo e em breve, quando estiverem concluídos, a gente vai divulgar”.
Outro projeto que segundo Peixe já está em andamento também, é o Plano de Cargos e Salários dos funcionários da Prefeitura. Ele disse que uma comissão foi nomeada para fazer o estudo de impacto financeiro. “Já está praticamente pronto para implantar o Plano de Cargos e Salários tão sonhado pelos servidores de Rio Bonito. Nomeamos uma comissão para fazer esse estudo porque não é somente chegar e fazer, temos que ter um estudo do impacto pois vai influenciar na parte financeira”, revelou.
Cultura e Turismo
O prefeito de Rio Bonito contou também sobre a revitalização que o prédio da antiga estação Ferroviária da cidade vai passar. Ele disse que o projeto tem uma parceria com o governo do estado, e que o município é o único entre os 92 do Rio de Janeiro, que vai receber o investimento desse tipo.
“O Janderson (Muniz, secretário de Cultura e Turismo de Rio Bonito) fez um pedido junto ao estado, para que a gente pudesse fazer a revitalização da estação de trem, que é um sonho nosso e que está incluído no projeto de turismo que temos para a cidade. Conseguimos ser contemplados. Nós somos o único município entre os 92 do estado que será contemplado com a revitalização da estação de trem”, contou.
Ele explicou que o projeto foi feito em parceria com o empresário da cidade, Sebastião Willian Cardoso, mais conhecido como Ilo, que é um admirador de carros e também de trens, e já possuía uma maquete da Estação que a cidade tinha. De acordo com o prefeito, é a partir dessa maquete que a estação será remontada como era na década de 30.
Lívia Louzada