Pela primeira vez em muitos anos, a cidade de Rio Bonito, que comemora nesta quinta-feira, dia 7, 174 anos de emancipação político-administrativa, está comemorando um “7 de maio” diferente do usual, sob isolamento imposto pelo avanço do coronavírus no município e no Estado do Rio. O prefeito, José Luiz Alves Antunes, veio à público através das redes sociais parabenizar a cidade, falando também sobre a situação da Covid-19 na região.
“Quero cumprimentar e parabenizar a população de Rio Bonito pelos 174 anos de emancipação política e administrativa do nosso município. Quero dizer pra todos vocês que é uma comemoração que nem chega a ser uma comemoração por essa crise que estamos vivendo, essa pandemia”, disse no vídeo.
Até o momento, o município conta com 27 casos confirmados da doença, dos quais dez já se recuperaram. Cinco pessoas morreram, e outros quarenta casos suspeitos estão em análise pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Rio, o Lacen/RJ. O bairro com maior registro de casos é o Centro da cidade, com quatro ocorrências, seguido da Bela Vista, com três.
Gabinete de crise
A Prefeitura de Rio Bonito mobilizou um Gabinete de Crise para tratar dos casos de Covid-19 na cidade. Diante dos questionamentos da população quanto ao controle da doença no município, como a inauguração do hospital de campanha, a aquisição de equipamentos e a implementação de medidas, o prefeito justificou que o poder público “está lutando” pela situação, dizendo ainda que a situação em Rio Bonito é a mesma em outros locais e que não existem “especialistas em coronavírus”.
“A gente luta, mas o cenário de Rio Bonito não é muito diferente do que vocês estão vendo por aí, a dificuldade de conseguir equipamentos hospitalares, respiradores. Isso aí é geral, no Rio de Janeiro, em São Paulo, o mundo inteiro está vivendo. Estamos todos no mesmo barco, e nesse barco não existe piloto que sabe a direção certa, porque não tem médico especialista em coronavírus, nem político ou administrador especialista em coronavírus”, argumentou.
Por fim, José Luiz ressaltou a importância da colaboração da população com os métodos de prevenção e os cuidados sugeridos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que incluem o isolamento social e o uso de máscaras ao sair de casa – somente sob necessidade.
“O importante é a participação de todos nós, trabalhando com um único propósito: salvar a nossa população. A gente precisa usar máscaras. Vamos evitar contaminar e sermos contaminados. Vamos sair de casa somente por extrema necessidade. Vamos deixar esse período passar, porque ele vai passar. Com a participação de todos vocês, nós vamos ter dias melhores”, finalizou.
Confira o vídeo completo
https://www.facebook.com/prefriobonito/videos/686446592153020