Prefeitura promove abertura dos JEM’s de Rio Bonito, partidas começam neste sábado (17)

às
WhatsApp Image 2023-06-14 at 17.15.25

Na noite de ontem, terça-feira (13), a Prefeitura de Rio Bonito, através das Secretarias de Educação e Esporte e Lazer, deu início a 17ª edição dos Jogos das Escolas Municipais da cidade. Na data, aconteceu a abertura do evento na quadra do Colégio Municipal Professor Honesto de Almeida Carvalho, na Mangueirinha, mas os jogos só iniciarão no dia 17 e tem previsão de término para o dia 11 de julho. Nessa edição, mais de 400 alunos de 12 escolas até os 16 anos de idade, disputarão as modalidades de futsal, handebol, vôlei, atletismo, xadrez e tênis de mesa, todos nas versões feminino e masculino.

A cerimônia de abertura contou com uma homenagem aos profissionais da Educação e do Esporte, com a apresentação da cantora mirim Luísa Trinxet, representante de Rio Bonito na temporada 2023 do The Voice Kids e, ao final, o acendimento da chama olímpica.

Participarão desta edição alunos das seguintes unidades escolares: C.M. Dr. Astério Alves de Mendonça, E.M. Professor Honesto de Almeida Carvalho, E.M. Raulbino Pereira de Mesquita, C.M. Dr. Kingston Guimarães de S. Motta, E.M. Governador Roberto Silveira, E.M. Professora Maria Thereza Chehab de Carvalho, E.M. Professora Annita de Souza Moraes, E.M. Dr. Roberto Pereira dos Santos, E.M. Posse, E.M. Professora Maria Lydia Coutinho, C.M. Mauricio Kopke e E.M. Castro Alves.

O secretário de Esporte e Lazer, Bernardo Oliveira, falou sobre os 25 anos de criação dos Jogos e sobre a oportunidade de oferecer acesso a modalidades esportivas aos alunos do município.

“Essa é a segunda vez consecutiva que a gente consegue trazer vivencias do esporte para dentro do espaço educacional e a partir de agora as crianças começam a viver experiências diferentes da rotina delas. A gente está chegando no 25º ano de criação dos JEM’s, a gente está aproveitando essa grande ferramenta que são os jogos competitivos”.

Nesta edição de 2023, ano em que os JEM’s completam 25 anos de criação, uma novidade são as partidas de vôlei sentado, uma modalidade paralímpica que não será disputada, mas aprendida pelos alunos. Bernardo explicou sobre a iniciativa.

“Resolvemos mudar a forma dessa abordagem das modalidades paralímpicas. Ano passado a gente teve como modalidade competitiva, mas esse ano a gente vai fazer em forma de clínica, para que as crianças possam conhecer os desafios, os obstáculos que os atletas paralímpicos têm durante as provas”.

O secretário de Educação, Adalmir Cardoso, explicou que a parceria entre o esporte e a educação tem rendido bons resultados.

“Pedagogicamente falando, atrelar o esporte à educação é sempre muito benéfico porque faz com que a escola se torne um espaço muito mais atrativo para esse aluno. A gente vê dados muito importantes desse um ano de trabalho na parceria do esporte com a educação (após a realização dos JEM’s e dos Jogos Estudantis), na diminuição da evasão escolar, por exemplo. Nossos alunos querem frequentar mais a escola e a gente entende que ter o projeto dentro dela fez com que isso se tornasse uma realidade hoje”, analisou Adalmir.

Uma das atletas que vai participar dos JEM’s, é Giovanna Nunes, de 14 anos, aluna da Escola Municipal Dr. Roberto Pereira dos Santos, localizada no Boqueirão. Assim como no ano passado, Giovanna vai ser a representante de sua escola no Atletismo, e vai disputar as categorias de 80m, 100m e revezamento.

“Ano passado eu participei e gostei muito, ganhei várias medalhas de ouro e medalha de melhor atleta. Esse ano a expectativa é maior e espero ganhar ainda mais medalhas”, disse Giovanna.

A contadora Anarly Castro, mãe do aluno Breno, de 14 anos, que estuda no Colégio Municipal Dr. Astério Alves de Mendonça, disse que sempre que pode acompanha os jogos do filho, que esse ano, vai jogar xadrez e handebol. “A gente fica agitada e ansiosa por ver os nossos filhos participando e acaba sendo sempre uma alegria, é muito emocionante”, disse.

 

 

Texto e foto: Lívia Louzada

Veja também

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias