A Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca de Itaboraí deu início na tarde da última quinta-feira (14) ao projeto “Desenvolvendo ações de apoio à comercialização dos produtos no âmbito da agricultura familiar”, em parceria com a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário do Governo Federal, a Universidade Unigranrio e o Instituto Brasil Social. O projeto visa beneficiar gratuitamente agricultores do município com instalações de filtros de água e biodigestores para tratamento de resíduos sólidos nas áreas rurais.
Ao todo, cinco equipamentos serão instalados em propriedades rurais, todos no distrito de Pacheco. Os filtros foram destinados aos agricultores familiares que possuem a Declaração de Aptidão ao Pronaf – DAP, para que possam utilizar água de boa qualidade na produção.
De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca, Renato Machado, a água potável para uso na produção deve ser incolor, insípida (sem sabor) e inodora (em cheiro), deve estar livre de materiais tóxicos e microrganismos prejudiciais ao ser humano, mas deve conter também sais minerais necessários a saúde. “Nas cidades a água é fornecida por empresas de saneamento básico, são tratadas adequadamente. Já no meio rural ou comunidades afastadas dos centros urbanos, a água utilizada normalmente são de pequenos córregos, rios, minas ou poços artesianos e muitas vezes sem nenhum tratamento”, explicou Renato Machado.
Ele afirma que este projeto é muito importante, uma vez que possibilita ao agricultor familiar ter uma água de qualidade para o seu consumo, evitando doenças. Para que outros agricultores sejam contemplados, Renato Machado declara que irá buscar novos recursos de modo que mais propriedades e agricultores rurais recebam os equipamentos.
“Achei muito bom ter sido beneficiado pelo programa. Minha água realmente não era muito boa, mais agora com esse equipamento ficou maravilhosa e minha produção vai ser ainda melhor com uma água potável”, disse o primeiro produtor a ser beneficiado, Alci Antônio Coração.