Itaboraí realiza primeiro explante de órgão para doação

às
Primeiro explante de órgão para doação marca um novo capítulo para a saúde de Itaboraí (4)

Em um dia histórico para a saúde de Itaboraí, a cidade alcançou uma nova conquista na área da saúde: o primeiro explante de órgãos para doação, realizado no Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior (HMDLJ), em Nancilândia. Este procedimento, que aconteceu na manhã deste sábado (04/01), foi realizado em uma colaboração entre o Programa Estadual de Transplante (PET) e a equipe multidisciplinar do HMDLJ. 

O prefeito de Itaboraí, Marcelo Delaroli, destacou a importância desse momento para a cidade, reconhecendo o marco histórico na assistência à saúde do município e o impacto positivo que a ação terá para a vida de muitos.

“Este é um momento muito significativo para Itaboraí. A realização do primeiro explante de órgãos para doação no nosso município simboliza a evolução e o nosso compromisso de continuar avançando e transformando a saúde da nossa população. Essa ação é um exemplo de solidariedade e de um trabalho que visa salvar vidas. Vamos sempre permanecer nesse caminho de desenvolvimento e cuidado com todos os nossos cidadãos”, expressou Marcelo Delaroli.

Itaboraí realiza primeiro explante de órgão para doação. Este procedimento aconteceu na manhã deste sábado (04/01)

O procedimento de explante é a cirurgia de retirada de órgãos para doação, realizado com o objetivo de beneficiar pacientes que aguardam na fila de transplante. Neste procedimento foi explantado para doação um fígado.  A paciente doadora era do sexo feminino e teve morte encefálica declarada no HMDLJ. Após uma reunião com a família, a autorização para o procedimento foi concedida, permitindo que o órgão fosse destinado a quem aguardava essa oportunidade.

O secretário municipal de Saúde, Hédio Mataruna, falou com grande emoção sobre a realização do procedimento e sobre a importância da parceria entre a Prefeitura, o PET e os profissionais de saúde para esse momento inédito.

“Hoje, Itaboraí dá um passo gigantesco em direção ao futuro da saúde. Estamos escrevendo uma nova história com a realização do primeiro explante de órgãos no município. Esse procedimento contribui para o avanço da saúde pública, e é um gesto de esperança para aqueles que aguardam por um transplante. Agradecemos à família da doadora pela coragem e solidariedade, à equipe multidisciplinar e ao PET pela dedicação”, destacou o secretário.

A equipe do Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior, que acompanhou o procedimento, relatou que o explante ocorreu sem intercorrências. Após a retirada do órgão, ele foi enviado para o Hospital Quinta D’Or, em São Cristóvão, onde outra paciente aguarda pela chance de uma nova vida. Emocionados, os profissionais explicaram a importância desse procedimento para a conscientização da população.

“É a primeira vez que um procedimento como esse é realizado aqui no Leal Júnior e estamos muito lisonjeados de termos participado dessa etapa histórica. Esperamos que a população se conscientize ainda mais sobre a importância da doação de órgãos, para que possamos continuar salvando vidas. O procedimento transcorreu com sucesso, e agora o órgão segue para o Quinta D’Or, onde a paciente aguarda pela tão esperada chance de transplantação”, explicou um profissional da equipe.

A cirurgiã Michelle Siqueira, do Hospital Quinta D’Or, também fez questão de ressaltar a importância do gesto de doação.

Hoje, uma paciente internada em estado grave será beneficiada por este gesto de solidariedade. É bom saber que, a cada dia, mais pessoas estão se conscientizando sobre a importância da doação de órgãos. Contudo, ainda precisamos ampliar essa conscientização para salvar ainda mais vidas. Esse momento é um reflexo do esforço coletivo de todos os envolvidos,” concluiu Michelle.

O Programa Estadual de Transplantes (PET), criado em 2010, é responsável pela coordenação das ações que aumentam o número de transplantes de órgãos e tecidos no Estado do Rio de Janeiro. O PET tem sido fundamental para regulamentar o processo de doação e garantir que a captação de órgãos siga os parâmetros do Sistema Nacional de Transplantes (SNT). A realização do primeiro explante de órgãos em Itaboraí é um marco que reflete o avanço do município no processo de sensibilização e ampliação das oportunidades de transplante para pacientes que aguardam na fila.

Crédito: Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Itaboraí

Além disso, leia também:

Pronto-socorro do HRDV reabre em 2024 e unidade ganha novo interventor em 2025

Assim que ler a matéria, deixe seu comentário e nos siga nas redes sociais.

Veja também

Ela caiu em frente ao Esporte Clube Fluminense, por volta de 16h20
às
As palestras serão destinadas para produtores rurais da região, principalmente aqueles que trabalham com agroindústria familiar
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias