As equipes técnicas da UFRJ e do Conleste começaram as primeiras visitas às propriedades rurais de Rio Bonito que foram cadastradas no Programa “Produtor Sustentável”, realizado pelas secretarias de Agricultura de Meio Ambiente, em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense (Conleste), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Rede de Inteligência Verde. Ao todo, são 50 propriedades cadastradas no programa que tem como objetivo a inclusão tecnológica e digital do produtor rural, com a oferta de serviços gratuitos para uma agricultura de precisão voltada para a agricultura familiar.
O programa Produtor Sustentável também oferece os serviços gratuitos de Registro e Mapeamento, Rastreabilidade, Monitoramento e Construção de Banco de Dados, Avaliação e Implantação de Práticas Sustentáveis, Compliance Agroambiental e Qualificação para o mercado de Carbono. Neste primeiro momento foram visitados o Sítio Baobá, o Sítio Malli (apiário do Mauro), o Sítio Quintal das Estrelas e o Sítio Azul.
“Este programa não é um pacote fechado, mas sim uma composição de várias ideias e realidades de cada produtor. Nesse primeiro momento, estamos aqui para nos conhecer, ouvir as dificuldades e demandas e, a partir daí, ver o que podemos colaborar para desenvolver a propriedade e agregar valor aos produtos que são produzidos”, explica a pesquisadora da UFRJ, Mônica Viana.
Foram feitas visitas a agricultores com produtos qualificados, uma característica da agricultura Fluminense, que o projeto destinará geotecnologia e práticas sustentáveis para potencializar a produção.
“Entrevistamos quatro agricultores com culturas diversificadas, que receberão análise de solo, georreferenciamento da propriedade e instruções para a plataforma de rastreio da produção disponibilizada pelo projeto e, desta forma, alavancar ainda mais a produção desta propriedade”, garante o Diretor de Projetos do Conleste, Carlos Cavalcanti.
Segundo o secretário de Agricultura, Teilor Cerqueira, essa é uma tendência mundial para a Agricultura e uma realidade em alguns lugares.
“Queremos trazer esse conceito para nossa agricultura familiar de Rio Bonito e região, oferecendo todo suporte técnico e operacional para que o produtor tenha essa oportunidade de inserção neste mercado”, afirma a o secretário.
A próxima visita técnica acontece no dia 29 de março, e será feito o georreferenciamento da propriedade, registro e mapeamento de fertilidade do solo, com a utilização de drone.