O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD) retirou a pré-candidatura de Felipe Santa Cruz, ex-presidente da OAB do Rio, e irá apoiar Rodrigo Neves (PDT) ao governo do estado, nessas eleições. O anúncio pegou aliados de Paes de surpresa. Dessa forma, Santa Cruz será o vice-governador na chapa do ex-prefeito de Niterói.
“Companheiros, entendemos que as condições para a construção de uma candidatura própria se estreitaram muito e não podemos deixar que nosso estado fique nas mãos de uma turma que vem mostrando enorme incapacidade de nos dirigir e muito menos de um radical. A melhor alternativa sem dúvida nenhuma é o Rodrigo Neves, político e gestor experimentado e capaz e com mais chances de vitória.”, disse Eduardo Paes em mensagem obtida pela revista Veja.
Na noite da última quarta-feira (13), nas redes sociais, o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi confirmou o nome de Felipe Santa Cruz como vice na chapa com Rodrigo Neves. Além disso, também será anunciada a chapa entre PDT-PSD, a partir das 9h de amanhã (14), no Hotel Windsor Guanabara, no Centro do Rio.
É com muita alegria que anuncio a indicação do companheiro Felipe Santa Cruz (PSD) como vice de Rodrigo Neves ao governo do Rio. Amanhã, as 9hs, faremos um ato com presença de Eduardo Paes e lideranças no Hotel Guanabara!
— Carlos Lupi 🇧🇷🌹 (@CarlosLupiPDT) July 13, 2022
Com a movimentação política que ocorreu hoje, a candidatura de Neves acabou fortalecida. Recentemente, na última pesquisa eleitoral divulgada, feita pela DataFolha, o ex-prefeito de Niterói figurou na terceira colocação, com 7%. Atrás de Cláudio Castro (PL), 23% e Marcelo Freixo (Psol), com 22% das intenções de voto. Felipe Santa Cruz apareceu neste levantamento com 2% da preferência do eleitorado.
Na visão de Eduardo Paes, o atual governador é o “incompetente” e o “radical”, é o opositor Marcelo, referentes a fala citada anteriormente, do prefeito do Rio. Tanto Paes, quanto Neves, acenam um apoio ao ex-presidente Lula (PT) no cenário presidencial. O ex-prefeito de Niterói, inclusive, realizou um evento em apoio ao petista, com lideranças da legenda do estado. No entanto, no início desta semana, uma reunião do PDT deixou esse encontro no passado, e firmou a união entre o niteroiense e Ciro Gomes, pré-candidato ao Planalto pelo partido.
Além disso, a campanha de Rodrigo Neves também costurou apoios entre partidos de centro-direita, para o governo do estado. Ontem (12), o AGIR36 anunciou que vai embarcar com o ex-prefeito de Niterói nessas eleições.
Crédito: ATribuna