Na última quarta-feira (6), a Prefeitura de Tanguá realizou a primeira reunião de trabalho para revisar o Plano Diretor Municipal. O encontro, realizado no Auditório da Praça da Cidadania, no bairro Bandeirantes 2, marcou o início de um processo colaborativo, que envolverá governo e população na revisão das políticas urbanas, econômicas, ambientais e sociais da cidade. A revisão segue as diretrizes do Estatuto da Cidade e da Constituição Federal, reforçando o compromisso de Tanguá com o desenvolvimento equilibrado e sustentável.
Além disso, leia também:
Prefeito reeleito de Tanguá fala de suas expectativas para os próximos anos
O processo de revisão do Plano Diretor abrange etapas essenciais, como Mobilização, Análise Temática Integrada, Definição de Diretrizes para uma Cidade Sustentável, Plano de Ação e Investimentos, culminando com a Institucionalização do novo Plano Diretor Municipal (PDM).
“O processo é uma oportunidade de transformar Tanguá de forma planejada e democrática, considerando as necessidades do presente e do futuro” — destacou o Major Fabiano Costa, secretário de Casa Civil e Relações Institucionais, pasta que conduz a pauta. “Queremos que a população participe ativamente em cada etapa para que o resultado represente, de fato, a realidade de quem vive e trabalha aqui” — acrescentou.
A participação popular será fundamental, desde a contribuição com ideias até a participação em audiências públicas para pactuar as ações prioritárias para Tanguá. A prefeitura vai elaborar um “Caderno de Subsídios”, consolidando os estudos e acordos entre o governo e a população, e redigir uma minuta de Projeto de Lei que estabelecerá políticas e diretrizes adaptadas às especificidades das regiões do município.
Rafael Castro, representante da ProGesTec, empresa contratada para conduzir os estudos técnicos, ressaltou:
“Esse é um processo de construção coletiva. Queremos que as vozes da comunidade se traduzam em um projeto de cidade que seja referência em desenvolvimento sustentável, acessibilidade e bem-estar para todos os moradores de Tanguá.”
Estiveram presentes na reunião, além do Vice-prefeito André Paixão, os Secretários das pastas de Casa Civil (anfitriã do evento), Governo, Fazenda, Administração, Educação, Assistência Social, Saúde, Cultura e Turismo, além de representantes das Secretarias de Juventude e Comunicação Social, Agricultura e Desenvolvimento Rural, e também diretores e coordenadores de diversos setores da gestão.
A revisão do Plano Diretor reafirma o compromisso de Tanguá em transformar o município em um ambiente mais justo, sustentável e preparado para enfrentar os desafios urbanos de maneira integrada e participativa. As próximas etapas do processo estão sendo amplamente divulgadas e abertas ao acompanhamento de toda a população, com oficinas, reuniões temáticas e questionários virtuais.
Assim que ler a matéria, deixe seu comentário e nos siga nas redes sociais.