Tanguá inicia revisão do Plano Diretor com foco no desenvolvimento urbano

às
465873603_968559085313760_4961246864857221873_n
Foto: Secom Tanguá

Na última quarta-feira (6), a Prefeitura de Tanguá realizou a primeira reunião de trabalho para revisar o Plano Diretor Municipal. O encontro, realizado no Auditório da Praça da Cidadania, no bairro Bandeirantes 2, marcou o início de um processo colaborativo, que envolverá governo e população na revisão das políticas urbanas, econômicas, ambientais e sociais da cidade. A revisão segue as diretrizes do Estatuto da Cidade e da Constituição Federal, reforçando o compromisso de Tanguá com o desenvolvimento equilibrado e sustentável.

Além disso, leia também:

Prefeito reeleito de Tanguá fala de suas expectativas para os próximos anos

O processo de revisão do Plano Diretor abrange etapas essenciais, como Mobilização, Análise Temática Integrada, Definição de Diretrizes para uma Cidade Sustentável, Plano de Ação e Investimentos, culminando com a Institucionalização do novo Plano Diretor Municipal (PDM).

“O processo é uma oportunidade de transformar Tanguá de forma planejada e democrática, considerando as necessidades do presente e do futuro” — destacou o Major Fabiano Costa, secretário de Casa Civil e Relações Institucionais, pasta que conduz a pauta. “Queremos que a população participe ativamente em cada etapa para que o resultado represente, de fato, a realidade de quem vive e trabalha aqui” — acrescentou.

A participação popular será fundamental, desde a contribuição com ideias até a participação em audiências públicas para pactuar as ações prioritárias para Tanguá. A prefeitura vai elaborar um “Caderno de Subsídios”, consolidando os estudos e acordos entre o governo e a população, e redigir uma minuta de Projeto de Lei que estabelecerá políticas e diretrizes adaptadas às especificidades das regiões do município.

Rafael Castro, representante da ProGesTec, empresa contratada para conduzir os estudos técnicos, ressaltou:

“Esse é um processo de construção coletiva. Queremos que as vozes da comunidade se traduzam em um projeto de cidade que seja referência em desenvolvimento sustentável, acessibilidade e bem-estar para todos os moradores de Tanguá.”

Estiveram presentes na reunião, além do Vice-prefeito André Paixão, os Secretários das pastas de Casa Civil (anfitriã do evento), Governo, Fazenda, Administração, Educação, Assistência Social, Saúde, Cultura e Turismo, além de representantes das Secretarias de Juventude e Comunicação Social, Agricultura e Desenvolvimento Rural, e também diretores e coordenadores de diversos setores da gestão.

Foto: Secom Tanguá

A revisão do Plano Diretor reafirma o compromisso de Tanguá em transformar o município em um ambiente mais justo, sustentável e preparado para enfrentar os desafios urbanos de maneira integrada e participativa. As próximas etapas do processo estão sendo amplamente divulgadas e abertas ao acompanhamento de toda a população, com oficinas, reuniões temáticas e questionários virtuais.

Assim que ler a matéria, deixe seu comentário e nos siga nas redes sociais.

Veja também

Prazo oficial para buscar os recursos terminou em 16 de outubro. Mas existe, ainda, um prazo extra para contestar esse recolhimento.
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias