O tradicional festejo, que ocorre anualmente na Posse dos Coutinhos, área rural da cidade, é promovido pela Igreja Congregacional da localidade com apoio da prefeitura de Tanguá, por meio da secretaria municipal de Cultura e Turismo. A festa reuniu centenas de pessoas nesta que é considerada a maior festa típica do município.
A Festa do Aipim de Tanguá foi declarada Patrimônio Cultural do Leste Fluminense e também faz parte do calendário municipal, contando com o apoio do comércio local. Durante o evento, foram oferecidos ao público presente pratos típicos e produtos artesanais feitos à base de aipim, como o biju, a sola, a farinha, a tapioca, a pizza, o bolo, entre outros.
Presente na ocasião, o prefeito de Tanguá, Rodrigo Medeiros, falou com entusiasmo sobre a manutenção de uma festa tão importante para a história do município.
“A realização de mais uma edição dessa festa tão tradicional é motivo de enorme orgulho para todos nós. São quase quatro décadas de dedicação, e o resultado é o que vocês estão vendo: casa cheia, famílias reunidas e muitos sorrisos. Essa é a essência da nossa cidade”, disse o prefeito.