A memória e a história de Niterói ganham destaque a partir da próxima sexta-feira (3), com a abertura da exposição “A História de Niterói através das suas Igrejas Católicas”, que será inaugurada às 18 horas na Biblioteca Central do Gragoatá, da Universidade Federal Fluminense (UFF).
Leia também: Noite de protestos em Niterói fecha a Alameda São Boaventura
O projeto é uma realização do Centro de Memória Fluminense (CEMEF/UFF) em parceria com os pesquisadores Renata Aymoré Gama, Dawson Nascimento Silva e Deivid Antunes, e apresenta ao público um vasto acervo de fotografias, desenhos, mapas e documentos antigos que retratam as igrejas mais antigas da cidade e a formação dos primeiros povoados niteroienses.
O historiador e um dos idealizadores do projeto, Dawson Nascimento, comentou sobre a realização da exposição.
“Esta exposição tem o objetivo de valorizar o patrimônio histórico e cultural da cidade, oferecendo ao visitante uma verdadeira viagem no tempo por meio da arquitetura e das tradições religiosas que marcaram a consolidação de Niterói. Agradecemos o apoio do Padre Luiz Cássio Moreira, pároco da Catedral de São João Batista, e da Gráfica Print Inn“, afirma o historiador.
Serviço:
Exposição: A História de Niterói através das suas Igrejas Católicas
Abertura: 03 de outubro de 2025, às 18h
Local: Biblioteca Central do Gragoatá – Campus do Gragoatá – UFF
Visitação: Gratuita, de segunda a sexta, das 8h às 20h
Siga as redes sociais do Jornal, clique aqui!