O projeto “Lona na Lua: Replicando Sonhos” encantou o público de Cachoeiras de Macacu durante o mês de outubro, promovendo uma série de apresentações artísticas gratuitas em diversos espaços da cidade. As atividades levaram arte, emoção e reflexão a centenas de pessoas, reafirmando o compromisso do projeto com a democratização do acesso à cultura.
No dia 17, o Centro de Educação Infantil Municipal Ribeira recebeu o espetáculo “Clássicos”, que faz uma releitura criativa de contos clássicos infantis, com o objetivo de aproximar as crianças do universo das artes de maneira divertida. Já nos dias 21, 22 e 23, através do Projeto “Energia para Ler”, o coletivo promoveu os espetáculos “Dom Quixote” e “Clássicos” (duas sessões), além de duas apresentações da Banda Lona na Lua, que empolgou o público com sua performance repleta de energia e criatividade.
Mais do que entretenimento, o projeto busca inspirar sonhos e promover a inclusão cultural. Para muitos espectadores, especialmente estudantes e moradores de áreas periféricas, essa foi uma oportunidade única de vivenciar produções artísticas de qualidade e se aproximar do universo da arte cênica e musical.
Coordenadora do projeto, Zaira Miranda fala sobre a iniciativa: “Temos a proposta de contribuir com a democratização do acesso à cultura nos quatro cantos da cidade. Enquanto ajustamos o espaço que vai receber a lona, levamos arte para quem está na ponta, beneficiando crianças e jovens do município”, afirmou.
Desde junho de 2025, escolas públicas, praças e ONGs da cidade são contempladas por espetáculos artísticos. Através do projeto “Lona na Lua: Replicando Sonhos”, as apresentações já alcançaram mais de 3 mil crianças e jovens. Entre os bairros beneficiados pela ação, estão Japuíba, Papucaia, Parque Ribeira, Centro, Boa Vista e Campo do Padro.
E as novidades não param por aí: o mês de novembro trará novas apresentações do projeto em diferentes pontos de Cachoeiras de Macacu, prometendo repetir o sucesso das últimas edições e continuar levando emoção e cultura à população.
O projeto “Lona na Lua: Replicando Sonhos” conta com o patrocínio da Enel, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Siga as redes sociais do Jornal, clique aqui!