Rio Bonito foi uma das cidades beneficiadas que irão receber veículos e recurso do Novo PAC, nas áreas de Educação, Ciência e Educação Básica e Infraestrutura Social Inclusiva. O município foi beneficiado com a aquisição de um veículo para o transporte escolar. O veículo é de última geração e apresenta 29 mudanças, entre elas: poltronas acessíveis, entradas USB para uso dos estudantes, ar-condicionado, Wi-Fi, rastreamento do veículo, entre outros.
Veja: Avançam os trabalhos de cooperação técnica entre a UFF e a Prefeitura de Rio Bonito
O município, que aderiu ao Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Educação Básica e Profissionalizante com benefícios para comunidade escolar, também irá receber a construção de uma creche e escolas de educação infantil, uma escola de ensino fundamental e médio em tempo integral, e construção de um CÉU da Cultura.
NOVO PAC – Lançado em 2023, o programa disponibiliza recursos para a aquisição de novos ônibus do Programa Caminho da Escola que serão entregues até 2026, nesta primeira etapa do Novo PAC Seleções foram 1.500 municípios contemplados, com um investimento total previsto de R$ 711 milhões, atendendo 147 mil estudantes.
AQUISIÇÃO – Ao final de 2023, foi publicada a maior Ata de Registro de Preço dos últimos anos, com quase 16 mil unidades, possibilitando que estados, municípios e o Distrito Federal adquirissem novas unidades para garantir o transporte dos estudantes das redes públicas de ensino. Com validade de 12 meses, há um edital disponível que possibilita a eventual aquisição de 15.220 novos veículos escolares.
Nosso instagram, clique aqui!
CAMINHO DA ESCOLA – Criado em 2007, o Programa Caminhos da Escola tem o objetivo garantir o acesso diário e a permanência de estudantes residentes em áreas rurais e ribeirinhas nas escolas públicas de educação básica. O programa oferece ônibus, embarcações e bicicletas fabricados especialmente para o tráfego nessas regiões, onde normalmente há dificuldades para se chegar às unidades de ensino. Os veículos também proporcionam a participação dos estudantes em atividades pedagógicas, esportivas, culturais ou de lazer previstas no plano pedagógico da escola e realizadas fora do ambiente escolar. Gestores estaduais, distritais e municipais são os responsáveis pela aquisição dos veículos.