Em 2013, as pistas automobilísticas do mundo perderam um ícone: Michael Schumacher, o ex-piloto alemão sete vezes campeão de Fórmula 1. Naquele ano, o automobilista sofreu um grave acidente enquanto esquiava nos Alpes franceses. Desde então, a família mantém segredo no que diz respeito ao estado de saúde do ex-piloto, que também leva vida reclusa, sem aparições públicas. E o motivo disso era desconhecido – pelo menos até então, já que o advogado da família resolveu se pronunciar sobre o assunto.
Em entrevista ao portal alemão LTO, Félix Damm esclareceu alguns rumores que, desde 2013, circulavam na mídia especulando o por quê de o tratamento e da verdadeira condição de saúde de Michael Schumacher nunca terem sido revelados à imprensa. Como alguns detalhes sempre ficaram sob sigilo, o caso acabou se tornando um mistério e ninguém (a não ser família e amigos próximos) sabia, ao certo, como o ex-piloto estava.
Assédio da imprensa foi o principal fator para a reclusão da família
Como informou Félix Damm, o advogado da família de Michael Schumacher, a pressão da imprensa por informação e posicionamento fez com que eles optassem por manter privado o estado de saúde do ex-piloto. Ele contou também sobre os dias seguintes ao acidente, quando inúmeros jornalistas e fotógrafos, à espera de notícias, se aglomeraram na porta do hospital onde o ex-automobilista estava internado – o que veio a ser, de certa forma, traumático
“Sempre foi uma questão de proteger coisas privadas. Discutimos muito sobre como isso é possível. Então também consideramos se um relatório final sobre a saúde de Michael poderia ser o caminho certo para fazer isso. Mas isso não teria sido tudo e teria de haver ‘boletins instáveis’ constantemente atualizados”
Félix Damm, advogado da família Schumacher
A família chegou a discutir se faria um relatório final sobre a saúde de Shumacher, mas, como explicou Damm, a decisão foi negativa, pois eles chegaram à conclusão de que nunca haveria um parecer que fosse, de fato, final, já que a impressa estaria, sempre, à procura de atualizações.
“Tentamos sempre proteger os assuntos privados. Claro que discutimos como o fazer, se um relatório final sobre o estado de saúde do Michael seria o mais correto. Mas a verdade é que nunca teria sido o relatório final, teria de haver sempre mais, constantemente atualizados. A imprensa perguntaria uma e outra vez ‘e como é que ele está agora?’ Isto durante um mês, dois meses ou até anos depois”, disse.
Félix Damm
O que se sabe sobre Michael Schumacher hoje?
Michael Schumacher não aparece em público desde o acidente. As declarações sobre ele seguem praticamente as mesmas desde a alta médica, que ocorreu em junho de 2014. Os familiares afirmam apenas que o ex-esportista está consciente e se recupera lentamente.
Em entrevista ao portal italiano La Gazzetta dello Sport, Pietro Ferrari, filho do fundador da montadora, confirmou que Schumacher está lúcido, mas que não consegue se comunicar bem.
A família proíbe, sob ameaças judiciais, os amigos e as pessoas que frequentam a casa do piloto, na Suíça, de comentar qualquer coisa relacionada a Schumacher.
Crédito: Vrum Notícias