Durante café-da-manhã com jornalistas no Palácio do Planalto, na manhã de hoje (28), o presidente Jair Bolsonaro garantiu que seus filhos não mandam no governo. A fala veio após um de seus filhos, o vereador Carlos Bolsonaro, ter tido papel importante na crise que resultou com a demissão de Gustavo Bebianno da Secretaria-Geral da Presidência.
“Nenhum filho meu manda no governo. Não existe isso”, declarou o presidente, afirmando também que passou a filtrar as declarações de Carlos que tenham a ver com o governo. Carlos se envolveu em polêmica após declarar que Bebianno era “mentiroso”, quando o ex-ministro afirmou ter conversado com o presidente, fato confirmado por mensagens de áudio divulgadas após as declarações. Bolsonaro lamentou a demissão de Bebianno e comparou a situação com um “casamento. “Lamento o ocorrido, mas não poderia ter tomado outra decisão. É quase um casamento que infelizmente prematuramente se desfez”, disse.
Papel da imprensa
A reunião contou com a presença de jornalistas de 13 veículos, com exceção de três dos maiores do país; O Globo, Folha de São Paulo e O Estado de São Paulo. Bolsonaro destacou a importância da imprensa para a manutenção da democracia e admitiu já ter errado, mas ponderou ao dizer que a imprensa também já errou, classificando os acertos e deslizes como “processo de amadurecimento”.