A comemoração aos 200 anos da Independência em Copacabana teve início ainda durante a manhã. O evento, organizado pelo Exército, contou com apresentações musicais de bandas militares, de salto de paraquedistas e de manobras aéreas da Esquadrilha da Fumaça.
Uma salva de 21 tiros foi disparada do Forte de Copacabana próximo ao horário em que teria ocorrido a proclamação em 1822.
Antes de chegar ao bairro, Jair Bolsonaro também participou de uma motociata organizada por apoiadores, que partiu do Aterro do Flamengo. Também houve concentração de motos aquáticas na orla da Zona Sul da cidade.
Neste ano, o tradicional desfile na Avenida Presidente Vargas, no Centro do Rio, não foi realizado. No entanto, movimentos sociais e centrais sindicais organizaram mais uma edição do Grito dos Excluídos.
A caminhada começou na Candelária e seguiu até o Cais do Valongo, na Zona Portuária. Organizado em todo país, o ato reúne grupos, entidades, igrejas e movimentos sociais que lutam pelos direitos de grupos considerados excluídos por políticas públicas.