Grande Rio, Tijuca e Mangueira são destaques da 1ª noite do Grupo Especial do Carnaval do Rio

às
2

A primeira noite de desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro terminou com destaque para Acadêmicos do Grande Rio, Unidos da Tijuca e Estação Primeira de Mangueira. Também passaram pela Sapucaí neste domingo (19) a Império Serrano, a Mocidade Independente de Padre Miguel e a escola Acadêmicos do Salgueiro.

Duas escolas fizeram homenagens à Bahia. A Tijuca apresentou a história da Baía de Todos os Santos. A Mangueira, por sua vez, entrou com o enredo “As Áfricas que a Bahia canta”.

A escola Acadêmicos do Grande Rio entrou na Avenida com um tributo a Zeca Pagodinho, e a Império Serrano, que abriu o dia na Sapucaí, teve Arlindo Cruz como tema de seu enredo. Ambos os artistas participaram dos respectivos desfiles.

Já a Mocidade dedicou sua apresentação ao Mestre Vitalino (1909-1963) e aos artistas que mantêm seu legado vivo, enquanto o Salgueiro mostrou um novo olhar para o Jardim do Éden, questionando preconceitos e pecados.

Na segunda-feira (20), a partir das 22h, entram na Sapucaí Paraíso do Tuiuti, Portela, Unidos de Vila Isabel, Imperatriz Leopoldinense, Beija-Flor de Nilópolis e Unidos do Viradouro.

Império Serrano

O Império Serrano abriu a noite de desfiles na volta ao Grupo Especial após dois anos longe da elite. A presença do homenageado Arlindo Cruz sentado em um trono e alas divertidas simbolizando composições criadas ou cantadas por ele foram os trunfos para a quebra do jejum de 40 anos sem títulos.

Grande Rio

A Acadêmicos do Grande Rio, atual campeã, homenageou Zeca Pagodinho com várias alas sobre as crenças do sambista (São Jorge, Oxum, Ogum, Cosme e Damião). Ele veio no último carro, acompanhado da esposa Mônica. O desfile teve ainda a rainha de bateria Paolla Oliveira, com fantasia homenageando Ogum.

Mocidade

A Mocidade Independente de Padre Miguel fez um tributo a Mestre Vitalino (1909-1963) e aos artistas que mantêm vivo legado do artesão pernambucano. As paisagens, matérias-primas e personagens retratadas nas obras dele e dos herdeiros coloriram o desfile. Tons terrosos fizeram com que carros, esculturas e fantasias parecessem ser feitos de barro.

Crédito: Portal g1

Foto: Marcos Serra Lima/g1

Veja também

Ela caiu em frente ao Esporte Clube Fluminense, por volta de 16h20
às
As palestras serão destinadas para produtores rurais da região, principalmente aqueles que trabalham com agroindústria familiar
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias