Operação integrada de barcas, metrô e trens é divulgada para o Carnaval 2026

Transportes públicos terão horários especiais durante o período de folia
às
Divulgação Metrô Rio
Foto: Divulgação Metrô Rio

O Governo do Rio, em conjunto com a SETRAM, informa que haverá operação especial integrada entre trens, metrô, barcas e bondes durante o período de Carnaval. A recomendação é que os foliões planejem seus deslocamentos com antecedência para acessar os blocos de rua, os desfiles na Marquês de Sapucaí e demais eventos pela cidade.

Leia mais: Esquema especial de segurança é organizado para o Carnaval de Rio Bonito

Confira o planejamento completo para o Carnaval 2026 com os horários de funcionamento dos transportes.

Trens

Os trens circulam sem interrupção das 4h de sexta-feira, 13/02, até as 22h45 da Quarta-Feira de Cinzas, 18/02. A estação Central do Brasil ficará aberta 24h e as demais estações permanecerão abertas para desembarque após os desfiles.

Os trens extras saem da Central do Brasil para Santa Cruz, Japeri, Saracuruna e Belford Roxo. Para atender os participantes dos megablocos, os ramais de Japeri e Santa Cruz terão intervalos reduzidos nos dias 14, 15 e 17/02, com partidas a cada 15 minutos na ida e a cada 20 minutos na volta.

Metrô

O metrô vai funcionar sem interrupções das 5h de sexta-feira, 13/02, até as 23h59 da Quarta-Feira de Cinzas, 18/02, com as linhas 1 e 4 operando entre Uruguai e Jardim Oceânico e a linha 2 entre Pavuna e General Osório.

O acesso ao Sambódromo será da seguinte forma: desembarque na estação Central do Brasil para o público que vai aos setores ímpares e às concentrações no Balança mas não cai e no Terreirão do Samba. Desembarque na estação Praça Onze para os setores pares e concentração no edifício dos Correios. Para os desfiles das escolas mirins, no dia 20/02, as estações Central do Brasil e Praça Onze ficarão abertas até a 1h de sábado, 21/02.

No desfile das campeãs, o metrô funcionará das 5h de sábado, 21/02, até as 23h de domingo, 22/02, sem interrupções.

A estação Presidente Vargas estará fechada de 14 a 17/02 e a estação Cinelândia funcionará das 6h às 20h, entre 14 e 17/02.

Barcas

As barcas vão reduzir intervalos e oferecer viagens extras nos dias de grandes blocos na linha Arariboia:

14/02 – Cordão da Bola Preta e Cordão do Boitatá.
15/02 – Bangalafumenga e Vem Cá Minha Flor.
16/02 – Que Pena Amor, Sargento Pimenta, Brasília Amarela e Carrossel de Emoções.
17/02 – Fervo da Lud e Orquestra Voadora.
22/02 – Bloco da Anitta e Monobloco.
01/03 – A linha Paquetá atenderá o Bloco do Boto Marinho

Pela primeira vez, as linhas Charitas e Cocotá vão operar durante o Carnaval, nos dias 16/02 e 18/02, respectivamente.

Bonde de Santa Teresa

Os bondes de Santa Teresa não circulam nos dias 13, 14 16 e 17/02 e haverá restrições no domingo (15/02)

Foto: Divulgação Metrô Rio
Estado anuncia operação especial de transportes para o Carnaval 2026 – Foto: Divulgação Metrô Rio

Siga o perfil do Jornal Folha da Terra nas redes sociais.

Veja também

Ferramenta reúne datas, horários e percursos dos blocos, além da programação dos palcos, e ajuda moradores e turistas a se organizarem para a folia em toda a cidade.
às
Márcio de Oliveira, o Marcinho Passista, foi escolhido como “Rei Momo” e Layra Fox como “Rainha do Carnaval”
às
Somente nesta sexta-feira (13), dia em que são esperadas mais pessoas nas ruas, 27 guardas civis municipais estarão de plantão.
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias