Secretaria de Agricultura orienta sobre consumo de pescado para as festas de fim de ano

às

A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (Seappa), em parceria com a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), promoveu a “Operação Bom Pescado”, nesta sexta-feira (20), no tradicional Mercado de São Pedro, em Niterói.

O objetivo da ação foi reforçar os benefícios do pescado na alimentação e o que deve ser observado na hora da compra do produto, além de incentivar o consumo no período das festas de Natal e Réveillon. Técnicos estarão no local orientando a  população.

“No primeiro semestre desse ano o Estado produziu mais de 35 mil toneladas de pescado marinho. Estamos viabilizando incentivos aos pescadores para que essa produção aumente ainda mais, através da ampliação do fundo de financiamento da secretaria que já atende aos agricultores e será expandido aos pescadores. Queremos incentivar o consumo de pescado não só nessa época, mas durante o ano todo”, disse Marcelo Queiroz, secretário de Estado de Agricultura.

Dicas de como reconhecer um peixe bom para o consumo:

– Olhos transparentes e salientes;

– Escamas brilhantes e bem aderidas à pele;

– Barriga arredondada, firme e sem rupturas;

– Guelras róseas ou vermelhas, úmidas e com um odor natural e suave;

– Carne de consistência elástica e cor própria da espécie.

Benefícios de consumo de peixe para a saúde:

– Baixo teor de gordura se comparado a outros tipos de carne;

– Proteína de alto valor nutricional e fonte de vitaminas A, B e D;

– Fornece cálcio, fósforo e outros minerais importantes para o fortalecimento dos ossos;

– Faz bem às artérias e ao cérebro, sendo uma fonte rica em ômega 3;

– O ômega 3 tem ação anti-inflamatória, auxilia na regeneração de neurônios e no desenvolvimento cerebral, tornando-o fundamental na infância.

Fonte: O São Gonçalo 

Veja também

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias