Livros infantis são doados para pacientes do CAPSI Marinéa Barreto

A Secretaria Municipal de Cultura, através da Biblioteca Municipal Joaquim Manuel de Macedo, realizou nesta sexta-feira (19/02) a doação de 60 livros infantis para os pacientes do Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil (CAPSI) Marinéa Barreto, no Centro. Os livros serão utilizados para auxiliar o desenvolvimento da leitura e trabalhos artísticos das oficinas terapêuticas.

Devido a pandemia, a Biblioteca Municipal suspendeu todas as atividades presenciais de 2020. E, os livros que seriam doados durante a realização da Feira Municipal de Livros e em outros eventos promovidos pela biblioteca acabaram ficando guardados. Para continuar o trabalho desenvolvido, a Secretaria Municipal de Cultura realizou a doação.

“A doação é uma forma da Biblioteca estar presente no dia a dia do CAPSI. Já fazia parte da rotina das crianças o evento de contação de história e as visitas aos CAPSI. Para preservar a saúde delas não estamos realizando mais as visitas, mas encontramos um ‘jeitinho’ de continuar levando cultura para todos.”, disse o secretário de Cultura, Roberto Costa, que acompanhou a equipe da Biblioteca na entrega da doação realizada no CAPSI

Além do secretário de Cultura, a entrega da doação contou com a presença da bibliotecária Mônica Avelar Leal, da coordenadora do CAPSI Marinéa Barreto, Andreia Ximenes, acompanhados por parte da equipe de atendimento da unidade e de alguns responsáveis dos pacientes infantis. Assim que os livros começaram a ser entregues despertaram o interesse das crianças presentes. O pequeno Igor Monteiro de oito anos, acompanhado pela mãe Aline de Oliveira Monteiro, logo se interessou pelo livro do consagrado autor brasileiro Ziraldo.

“Ele (Igor) adora pintar. É muito difícil ele ter o interesse de se concentrar em alguma atividade, mas quando ele tem disponível alguma pintura, ele para e desenvolve o trabalho.”, explicou a mãe do Igor que ainda disse que as atividades do CAPSI o ajudam a desenvolver a coordenação motora, a organização e a concentração do filho.

O CAPSI Marinéa Barreto atende atualmente cerca de 300 crianças e jovens com serviços de Fonoaudiologia, Psicologia, Psicomotricidade, Enfermagem, Assistência Social e diversas Oficinas Terapêuticas para auxiliar o desenvolvimento mental, social e psicomotor dos pacientes. As atividades funcionam de segunda-feira a sexta-feira das 8h às 17h.