Lona na Lua pode ganhar o céu de Iguaba Grande

Depois de Rio Bonito e Tanguá, o projeto Lona na Lua pode levar arte para outro município, Iguaba Grande. O fundador e diretor do Lona, Zeca Novais, e o secretário de Educação da cidade, Jales Lins, conversaram na última quarta-feira (18), sobre a viabilidade de implantar as oficinas do projeto, de teatro, circo, música e dança, em Iguaba Grande, levando assim desenvolvimento cultural e social para crianças e adolescentes.

Para Jales Lins, a proposta de implantação do projeto é muito interessante. “Vamos estudar a possibilidade de inserção de um polo do projeto aqui em Iguaba Grande. Acredito que projetos como este são de grande importância para inclusão social e essa é a nossa maior meta”, afirmou Jales Lins.

Na reunião, também estavam presentes o subsecretário de Educação, Arilson Cácio Rodrigues e o secretário de Obras e Urbanismo, Ronen Antunes, que é de Rio Bonito e conhece o trabalho do projeto desde a sua fundação.

Segundo Zeca Novais, “ainda é um momento de estudo de possibilidades. Mas, tenho certeza que estamos dividindo o mesmo sonho de ver a garotada de Iguaba Grande se encantando com a arte do Lona na Lua. Fui muito bem recebido e fiquei feliz com o convite e mais ainda pela receptividade”, disse Zeca.

Histórico de parceria

Com 13 anos completados em maio desse ano, o Lona na Lua coleciona uma bela história de lutas, mas de conquistas também. Em 2021, mais uma vez, o projeto foi beneficiado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), através do projeto ‘Criança Esperança’, da TV Globo.

Essa é a segunda vez que o órgão dá apoio ao projeto, a primeira vez foi em 2018. Em 2016, o aluno do Lona, Lucas Fernandes, foi o vencedor do ‘Click Esperança’, no Fantástico. No mesmo ano, uma campanha de arrecadação de doações, produzida pelo Lona na Lua, passou a ser veiculada na TV Globo. Já em 2017, Zeca Novais anunciou a abertura do ‘Criança Esperança’ daquele ano, direto do palco do Caldeirão do Huck.

Em 2020, o jovem Wesley Gomes, também formado pelo Lona na Lua, participou de um projeto da TV Globo que foi veiculado nos intervalos comerciais, chamado “motivo para doar esperança”.