Maricá celebra 208 anos e lança campanha “Cidade que Abraça”

A Prefeitura de Maricá lança a campanha “Cidade que Abraça”, em comemoração ao aniversário de 208 anos no próximo dia 26 de maio. Para marcar as celebrações, uma série de ações, que visam gerar oportunidades e desenvolvimento do município, serão apresentadas nas áreas de educação, cultura, meio ambiente, economia e tecnologia. A programação cultural, que será anunciada em breve, contará com mais de 30 atrações musicais, que subirão em quatro palcos montados na orla de Araçatiba, Itaipuaçu, Ponta Negra e São José do Imbassaí.

A campanha “Cidade que Abraça” – que será veiculada na mídia e nos principais canais de divulgação da Prefeitura e nos espaços públicos – foi pensada na capacidade de acolhimento do município de abraçar as causas sociais, o desenvolvimento e a sustentabilidade, para chegar mais perto das pessoas. A mensagem destaca o exemplo de cidade para seus moradores, porque Maricá é a capital da inclusão social, das políticas agroecológicas, do acesso ao ensino universitário, da moeda social, do transporte público gratuito.

“É importante lembrar que toda a nossa política de governo é voltada para dar dignidade ao povo maricaense, abraçando cada pessoa em sua diversidade. Isso tem a ver com comida na mesa, moradia, educação, saúde, segurança e dinheiro no bolso. Não à toa que batemos todos os meses recordes de criação de vagas de empregos formais. Sem fome e com educação e trabalho que nós vamos desenvolver nossa sociedade, movendo as pessoas para fazer o seu melhor”, disse o prefeito Fabiano Horta.

Ações de desenvolvimento que geram oportunidades

Na próxima terça-feira (17/05), o Instituto de Informação e Pesquisa Darcy Ribeiro (IDR) fará apresentação às 16h, no Cine Henfil, dos três recenseamentos que serão iniciados em Maricá, dando à cidade o seu primeiro Censo da Cidadania.

No dia 23, será lançado também um pacote de estímulo à inovação social e ao desenvolvimento de ciência e tecnologia no auditório do Instituto Federal Fluminense (IFF), em Ubatiba. O presidente do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), Celso Pansera, vai falar às 16h sobre os projetos, como a incubadora de startups e os arranjos produtivos de ciência médica, alimentação e cultura. A Secretaria de Transportes vai divulgar às 16h, no CEU da Mumbuca, edital de chamamento para utilização das estações de trabalho.

No dia 24, a Secretaria de Educação vai apresentar às 11h30 novas tecnologias que foram implementadas nas escolas da rede municipal de ensino. Os professores passarão a utilizar lousas digitais e os alunos do 4º ao 9º ano ganharão tablets com acesso à internet. A demonstração será às 11h30 no CEPT Zilca Lopes da Fontoura, no Centro. No mesmo dia, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico assina parceria com o Sebrae e recebe o palestrante Eduardo Moreira, que vai falar sobre “Desafios das Microempresas no Brasil”, a partir das 16h, no Cine Henfil.

No dia 25, a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), fará às 10h o lançamento dos laboratórios do Projeto Aequor em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF). A iniciativa pioneira consiste no uso de micro-organismos no tratamento de esgoto, implantado na cidade em 2021.

Dia de celebração

No dia do aniversário da cidade, 26/05, a celebração dos 208 anos começa com o hasteamento da bandeira às 8h em frente à sede da Prefeitura, seguida de missa às 9h, na Igreja de Nossa Senhora do Amparo. Desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o ônibus híbrido será apresentado às 11h30 na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro, e circulará pela cidade.  À tarde, a partir das 12h, a Caravana do Esporte toma conta da praça com muitas atividades físicas e de lazer.

Serão lançados ainda neste dia a Maricá Biotech, empresa municipal tecnológica para produção de camarões para exportação e criação de medicamentos a partir de plantas medicinais sem aditivo químico; e o Pacote de Incentivo à Cultura (PIC Maricá), desenvolvido conjuntamente pela Secretaria de Cultura e pelo ICTIM. Na Casa de Cultura, no Centro, haverá a partir das 13h a apresentação dos projetos do polo de produção audiovisual, da incubadora para desenvolver a indústria do carnaval e do Programa de Arte e Cultura (Proac), o maior edital de estímulo direto à cultura no estado do Rio.