Maricá imuniza mais de 19 mil animais contra a raiva

A Prefeitura de Maricá registrou a marca de mais de 19 mil (precisamente 19.476) cães e gatos imunizados contra raiva, ao encerrar no sábado (22/01) a Campanha de Vacinação Antirrábica Animal de 2022, que ocorreu em dois dias — 15 e 22 de janeiro. 

A ação terminou em Inoã e Itaipuaçu (3º e 4º distritos), onde 17 polos estiveram em funcionamento no sábado e 7.527 animais receberam o imunizante aplicado pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde.  

Vacinação é essencial no combate à raiva 

A raiva é uma doença gravíssima que apresenta quase 100% de letalidade e pode ser transmitida no meio urbano por cães e gatos contaminados pela saliva ou mordida. Em Maricá, há décadas não há registro de casos da doença em animais ou humanos, graças à adesão anual da vacinação. 

A imunização é direcionada para caninos e felinos (entre machos e fêmeas), saudáveis e fora do estado gestacional, que tenham três meses de idade ou mais. 

Campanha no Centro e Ponta Negra 

A campanha teve grande adesão da população já no primeiro dia. Em 15/01, 33 postos de vacinação estiveram em funcionamento no Centro e em Ponta Negra (1º e 2º distritos de Maricá), vacinando 11.949 animais contra a raiva.