Mercado de Trabalho, aí vou eu…

Estou me formando na pandemia, e agora?

 

 

 

 

 

 

 

 

Eu, Luara Carvalho, Psicóloga Especialista em Carreiras, utilizo o meu Instagram @luaracarvalho.psi para ajudar as pessoas a se planejarem para o mercado de trabalho.

Pensando nisso, eu, em parceria com o Jornal Folha da Terra, e com a Estudante de Psicologia Camille Coutinho, trouxemos estratégias práticas para você iniciar e concluir os seus projetos.

 

Escolhas de carreira… por que é tão difícil escolher uma área para seguir após a finalização da graduação?

 

Essa foi exatamente a pergunta que a Camille me fez quando realizou a mentoria comigo; e diante da minha experiência profissional, eu afirmo que a escolha profissional é sim, um momento muito complexo. Realmente escolher uma profissão não é tão simples, na verdade, escolhas não são simples porque sempre envolvem perdas. Escolher uma, envolve não escolher a outra.

A Camille tinha dúvidas também sobre a área que deveria escolher dentro da graduação, já que se interessava por mais de uma. Isso é bem recorrente na trajetória profissional dos universitários, mesmo com o curso já em andamento.

Isso acontece porque existem diversas abordagens e áreas possíveis de serem escolhidas, e é um diferencial quando o estudante já tem um nicho definido antes da formação ser concluída, pois evita certas frustrações, evita escolhas desesperadas, e além disso, ajuda a concentrar esforços onde eles têm maior probabilidade de darem certo.

Talvez, você, que está lendo essa coluna agora, não consiga tomar essa decisão porque ainda não tem clareza das possibilidades de trabalho dentro da profissão que escolheu. Um ótimo recurso para te ajudar, é explorar mais as áreas que você pretende atuar.

– Busque em sites informações relevantes sobre a sua área.

– Converse com todos os seus professores sobre as suas dúvidas e as diferentes possibilidades de carreira.

– Entreviste profissionais que atuem naquele nicho de mercado e pergunte como eles conseguiram chegar até ali.

Hoje, a Camille já tem esse tipo de perspectiva sobre a carreira dela, mas ela mesma conta que só conseguiu isso depois da mentoria de carreira, o que lhe ajudou a traçar melhor seus objetivos dentro da profissão.

Agora, se depois de tudo isso, você ainda não faz ideia do que escolher, talvez você precise de uma Orientação Profissional e de Carreira. Você sabe o que é?

A Orientação Profissional e de Carreira é um serviço destinado a pessoas que necessitam de um auxílio para tomarem decisões sobre suas carreiras e se desenvolverem profissionalmente. Este auxílio pode acontecer em diversos momentos da vida, atendendo a diferentes demandas.

Luara Carvalho é psicóloga e mentora de carreira, mestre e doutoranda em Psicologia Organizacional e do Trabalho.