Após a morte de um turista, no último domingo (16), nas escadarias do Cristo Redentor, o Procon-RJ fechou a bilheteria dos trens que levam ao ponto turístico nesta segunda-feira (17). A orientação é que visitantes que tiverem uma viagem marcada devem pedir o dinheiro de volta ou remarcar o passeio.
De acordo com o Santuário do Cristo Redentor, o turista começou a passar mal às 7h39 e o Samu chegou às 8h13. O secretário de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca, explicou o funcionamento do posto médico. “Começa a venda de bilhetes a partir das 7h, começa a subir o consumidor, mas o posto médico só funciona a partir de 9h. E às 17h ele fecha. Se os consumidores subiram, estiverem lá e precisarem de posto médico não tem”.
O Trem do Corcovado afirmou, em nota, que não houve problemas no local há 140 anos e que há uma enfermaria com equipamentos necessários. Sobre a morte do turista, o serviço informou que não houve como salvá-lo apesar dos socorristas estarem com desfibrilador no mesmo instante e, em seguida, o Samu ter chegado.
Leia também: PM morre atropelada por militar do Exército no Rio de Janeiro
Já o Santuário Cristo Redentor informou que a concessão do local é de responsabilidade do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
“Esclarecemos que o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que se autodenomina o poder concedente da área do entorno do Santuário Cristo Redentor, é a autoridade pública responsável por garantir a correta execução do contrato de concessão firmado com as concessionárias Trem do Corcovado e Paineiras Corcovado”.
Ainda, em nota, o Santuário reforçou a responsabilidade da conservação e funcionamento do ponto turístico é do ICMBio.
“O Alto Corcovado não possui ambulância, acessibilidade universal, pontos de hidratação, brigadistas, banheiros adequados com acessibilidade, escadas rolantes e elevadores em pleno funcionamento, nem internet e sinal de telefonia de acesso público que permita que os visitantes possam fazer ligações.
A tentativa do ICMBio de transferir toda a responsabilidade à concessionária é uma manobra inaceitável, que escancara a negligência do órgão e sua incapacidade de garantir a segurança e o bem-estar dos visitantes”.
Uma reunião está prevista para a tarde desta segunda-feira, às 17h, para a criação de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).
*Com informações do G1.
Siga o Jornal Folha da Terra nas redes sociais.
[…] Carro x trem de carga; homem escapa por pouco de Após morte de turista Procon-RJ fecha bilheteria dos trens do PM morre atropelada por militar do Exército no Rio de Manifestação pela anistia deve […]
[…] Carro x trem de carga; homem escapa por pouco de Após morte de turista Procon-RJ fecha bilheteria dos trens do PM morre atropelada por militar do Exército no Rio de Manifestação pela anistia deve […]