Novo aparelho de Raio X Digital entra em funcionamento

Já está em funcionamento o novo aparelho de Raio X que foi adquirido pela Prefeitura de Rio Bonito. O equipamento, instalado no Ambulatório Municipal Manoel Loyola Junior, na Mangueirinha, foi inaugurado nesta sexta-feira (29), com a presença do prefeito Leandro Peixe, secretários municipais e funcionários da saúde, entre outros. Um outro equipamento também foi adquirido pela secretaria municipal de Saúde para atender a demanda de exames da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), na Praça Cruzeiro. Embora já esteja instalado no local, o equipamento está passando por ajustes e ainda não tem data para entrar em funcionamento.

O objetivo da compra desses aparelhos é apoiar as atividades dos especialistas que demandam exames radiológicos, uma vez que o Raio X com imagem digital possibilita maior agilidade e resolutividade no atendimento aos pacientes, além de ter tecnologia mais eficiente e econômica. Os equipamentos seguem todas as normas exigidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que aboliu o uso de Raio X analógico no país, que além de colocar em risco a vida dos técnicos e pacientes, pela exposição constante à radiação, também apresenta risco para o meio ambiente.

“A tecnologia de ponta do equipamento traz mais segurança, agilidade e eficiência nos laudos, já que a imagem aparece instantaneamente no monitor e o resultado sai em, no máximo, 48 horas. Os equipamentos antigos exigiam um processo mais longo para a revelação da imagem e o resultado era mais demorado, saia em até 10 dias. Além disso, estamos falando de um equipamento de alta qualidade, uma alternativa de excelência que torna a saúde pública mais acessível”, afirma a secretária municipal de Saúde, Cintia Machado Souto.

A primeira moradora a testar a nova tecnologia foi Dona Aldanir Gomes dos Santos, que fez o exame utilizando o novo equipamento de Raio X, e recebeu o laudo das mãos do prefeito Leandro Peixe, que destacou o esforço da atual gestão para obter resultados positivos para a área da saúde.

“Esta é uma grande conquista para a saúde do município. Este equipamento dará agilidade aos resultados e no diagnóstico dos exames. Além disso, vai nos ajudar a zerar a fila de espera por esse tipo de exame, que foi comprometida por conta da pandemia. Essa é mais uma etapa de modernização que estamos realizando na área de saúde”, afirma o prefeito.

Tecnologias Diferentes – A radiologia digital apresenta diversos fatores que a diferenciam da radiologia analógica. As radiações são geradas por um tubo padrão e coletadas pelos sensores digitais. A energia absorvida é transformada em carga elétrica. Essa carga é registrada, digitalizada e processada em escala cinza. Os dados são processados por um software especializado para a formação da imagem utilizada para fins clínicos. Depois, a imagem é armazenada.

Sustentabilidade – A revelação do raio X convencional demanda o uso de reagentes químicos que precisam de descarte especializado e rigoroso, pois podem agredir ao meio ambiente. Além disso, a chapa formada, quando já não é mais necessária, também precisa de um recolhimento especial, não podendo ser encaminhadas para o lixo comum.

A radiologia digital dispensa o processo de revelação de imagem, enviando os dados diretamente para o computador. Assim, a Prefeitura não precisa se preocupar com reagentes químicos e descartes especiais. Caso seja necessária uma impressão, ela pode ser feita em papel comum, de fácil descarte e reciclagem.