Na madrugada desta sexta-feira (8), um confronto armado entre policiais militares e criminosos na Vila Kosmos, Zona Norte do Rio de Janeiro, terminou com três suspeitos mortos e um ferido. Segundo a Polícia Militar, o tiroteio começou após denúncias de assaltos na região, e os suspeitos utilizaram balas traçantes, munições que deixavam um rastro luminoso no ar, facilitando a mira dos atiradores durante a noite.
Veja: Homem joga dinheiro pela janela e causa tumulto em Niterói
Moradores registraram em vídeos parte do confronto, entre a polícia e ladrões. Nas imagens é possível ver balas traçantes passando entre os prédios.
As balas traçantes, que há alguns meses passaram a ser usadas em confrontos entre facções criminosas do Rio, mostram uma trajetória dos disparos, permitindo uma melhor progressão nos ataques noturnos e ampliando a precisão dos tiros. Essa tática tem sido uma preocupação crescente para moradores de bairros onde o tráfico utiliza munições de grosso calibre para demarcar territórios, especialmente em áreas de disputa acirrada entre grupos rivais.
Durante o confronto, a polícia apreendeu três fuzis, uma pistola, uma granada e um transmissor de rádio. O carro utilizado pelos criminosos, também roubado, ficou completamente perfurado pelas balas. De acordo com o delegado Leonan Araújo, responsável pela investigação, o único suspeito sobrevivente está sob custódia, e a polícia está trabalhando para identificar os ocupantes de um segundo veículo, que conseguiu fugir da cena.
Veja o vídeo:
Fonte: g1.globo.com