Suspeito de maus-tratos a cães e gatos, um casal foi preso em Maricá, na última terça-feira (7). De acordo com a Polícia Civil, a operação de resgate dos animais começou depois que um vídeo mostrou seis cães com fome atacando outro, que deitava no chão. Mesmo com os ferimentos das mordidas, o cachorro atacado sobreviveu, mas seu estado é grave. Segundo os agentes, o casal teria contado que resgatava animais de rua.
Leia também: Frente fria chega ao RJ e derruba temperatura em 8ºC
Ao todo, nove animais foram resgatados, entre cães e gatos, em uma operação realizada em parceria pela Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros, a Secretaria de Bem-Estar Animal e o Grupamento Especial de Defesa Ambiental (Gedam). Eles apresentavam sinais de desnutrição e ferimentos, de acordo com informações da Polícia.
Após serem resgatados, os cães e gatos foram encaminhados para uma clínica veterinária conveniada, segundo a Prefeitura, e durante os primeiros exames foram constatados doença do carrapato, quadros de anemia, desidratação, trombocitopenia (baixa contagem de plaquetas) e sinais de comprometimento renal. Em alguns casos, alguns também apresentaram suspeita de cinomose, doença viral altamente contagiosa e sem cura.
A secretaria municipal de Bem-Estar Animal reforçou que a população pode auxiliar nestes casos, realizando denuncias, através do número (21) 99669-8132.
“Todos os animais estão recebendo tratamento adequado e serão acompanhados até a adoção. A população pode colaborar denunciando casos de maus-tratos. O cuidado com os animais é uma responsabilidade coletiva”, informou a Secretaria.
*Com informações do G1.
Siga o Jornal Folha da Terra nas redes sociais.