TH Joias é preso sob acusação de ligação com CV

Por determinação de Cláudio Castro, Rafael Picciani deve retornar ao cargo na Alerj
às
foto destaque site (2)
Foto: Divulgação/ Alerj

O empresário Thiego Raimundo dos Santos Silva, mais conhecido como TH Joias, foi preso, durante uma operação da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Rio de Janeiro (FICCO/RJ), na manhã desta quarta-feira (3). A acusação é de que ele – que até a publicação desta matéria, ocupava o cargo de deputado estadual – estaria envolvido com tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e que seria responsável por intermediar a compra e venda de armas para o Comando Vermelho (CV), principal facção criminosa do Estado. O parlamentar ocupava o cargo na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) como suplente, após a morte de Otoni de Paula Pai, que substituiu Rafael Picciani – que estava chefiando a secretaria Estadual de Esporte e Lazer. Por determinação de Cláudio Castro, o agora ex-secretário, deve retornar ao cargo na Casa Legislativa.

Leia também: Prefeitura de Rio Bonito informa que situação dos ônibus universitários foi regularizada

Na ação desta manhã, que reuniu agentes da Polícia Federal, do Ministério Público Federal, do Ministério Público do Rio de Janeiro e da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, cerca de 15 pessoas foram presas, entre elas, além de TH Joias, um delegado da PF, policiais militares e um ex-secretário municipal e estadual.

De acordo com a Polícia Federal, a organização infiltrava-se na administração pública para garantir impunidade e acesso a informações sigilosas, além de importar armas do Paraguai e equipamentos antidrone da China, revendidos até para facções rivais.

Através de decisão do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, os bens e valores dos investigados também foram suspensos, totalizando aproximadamente R$ 40 milhões.

Mandato na Alerj

Por meio de suas redes sociais, o governador anunciou que Rafael Picciani vai retornar ao cargo na Alerj.

“Por minha determinação, o deputado estadual Rafael Picciani está retomando seu mandato na Assembleia Legislativa. Ele substitui o deputado estadual TH Joias, preso hoje em ação conjunta das polícias Civil e Federal e do Ministério Público”, publicou Cláudio Castro.

Com a decisão do governador, a previsão é que TH Joias perca o foro privilegiado, que significa que ele seria julgado por um juiz de primeira instância, invés de um tribunal superior (o Tribunal de Justiça do seu estado) e não por um juiz de primeira instância.

*Com informações do G1 e CNN Brasil.

Siga o Jornal Folha da Terra nas redes sociais.

Veja também

Desta vez, o projeto chega ao 2º distrito da cidade, em Boa Esperança, no Ambulatório Municipal de Boa Esperança, o “Esperanção"
às
A homologação do processo está prevista para o dia 27 de novembro, quando todos conhecerão os eleitos.
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback

[…] Leia também: TH Joias é preso sob acusação de ligação com CV […]

Últimas Notícias