Região dos Lagos registram aglomerações em festas clandestinas

O fim de semana foi de muito trabalho para os agentes de fiscalização de algumas cidades da Região dos Lagos. Devido à pandemia da Covid-19, o carnaval deste ano foi cancelado, no entanto, mesmo com as determinações, festas com aglomerações foram registradas em, pelo menos, quatro cidades da região: São Pedro da Aldeia, Cabo Frio, Araruama e Búzios. Além de Maricá, onde também houve registros.

Em São Pedro da Aldeia, agentes encerraram uma festa clandestina de música eletrônica na manhã do domingo (14). De acordo a fiscalização, evento tinha aproximadamente 200 pessoas. As equipes chegaram ao local após denúncia de som alto durante a madrugada.

Os organizadores da festa, o proprietário do sítio e os responsáveis pelo equipamento de som foram conduzidos para a Delegacia Policial para aplicação das medidas cabíveis e multas pertinentes, segundo o município.

Evento clandestino em São Pedro da Aldeia, RJ, contava com estrutura de som  — Foto: Divulgação/Prefeitura de São Pedro da Aldeia

Na cidade, até o dia 22 de fevereiro, estão proibidos por decreto eventos com som que possam causar aglomerações de pessoas, além de concentrações e desfiles de agremiações, blocos carnavalescos ou atividades recreativas. As restrições também são válidas para as praias e áreas de uso comum em espaços públicos ou particulares.

Em Araruama, sete bares e casas noturnas foram notificadas sexta, sábado e domingo porque excederam os 50% de público ou porque passaram do horário de fechamento, às 23h.

Em Cabo Frio, a fiscalização encerrou festas e dispersou aglomerações neste fim de semana, segundo o município. Um dos eventos clandestinos aconteceu em uma casa no bairro Gamboa. No bairro da Passagem, bares foram fechados por extrapolarem o horário de funcionamento e provocarem aglomerações.

A Prefeitura de Cabo Frio disponibilizou os telefones da Guarda Municipal (22) 99722-8126 para irregularidades no trânsito, Turismo (22) 98181-2868 para festas e eventos clandestinos e Meio Ambiente (22) 99810-0396 para denúncia de poluição sonora.

Em Búzios, 11 festas foram paralisadas, sendo seis clandestinas e quatro em casas noturnas. Além disso, dez estabelecimentos foram notificados e três autos de infração emitidos. As comemorações nas casas noturnas estavam sendo realizadas com som alo, com pessoas sem máscaras e grande aglomeração, segundo a prefeitura. Os estabelecimentos foram fechados e multados com infração grave. Denúncias sobre aglomerações podem ser feitas por mensagem por aplicativo pelo número (21) 99671-6900.

Já em Maricá, a Operação Carnaval 2021 realizada pela secretaria de Ordem Pública e Gestão de Gabinete Institucional da cidade realizou, em três dias, 181 notificações de trânsito, sete veículos apreendidos, três conduções de pessoas a delegacia, além de 753 pessoas orientadas quanto as medidas de prevenção a Covid-19 e 55 atendimentos a Disk Secretaria de Ordem Pública (Seop).